Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4348
Tipo: Monografia
Título: Organização de negócios em uma empresa do setor comercial de materiais de construção
Autor(es): Giombelli, Débora Cristina
Primeiro Orientador: Labes, Emerson Moisés
Primeiro membro da banca: Martini, Ulisses Gabriel
Segundo membro da banca: Laimer, Viviane Rossato
Resumo: As constantes transformações do mercado geram mudanças na organização geral das empresas, exigindo a cada dia mais, uma gestão profissionalizada dos negócios. Especialmente nas micro e pequenas empresas, a gestão ineficiente juntamente com a falta de planejamento, estão entre as causas determinantes da mortalidade destes negócios ainda nos primeiros anos. Deste modo, a análise organizacional, que tem a função de renovação organizacional com foco na melhoria constante da gestão de processos, torna­se indispensável para as organizações. Neste viés, este estudo tem como objetivo propor melhorias na gestão e organização geral de uma empresa localizada em Chapecó­SC, por meio de um projeto de mudança organizacional, respondendo ao problema de pesquisa: de que forma a análise organizacional pode auxiliar uma empresa de pequeno porte que atua no comércio de materiais de construção? A metodologia aplicada na pesquisa caracteriza­se como qualitativa, de natureza aplicada, com base nos objetivos é exploratória e descritiva, tratando­se de um estudo de caso e pesquisa participante. No levantamento de dados utilizou­se a técnica de entrevista semiestruturada com os proprietários e com os funcionários da empresa, a observação participante e a análise documental ocorreram nos meses de janeiro e fevereiro de 2021. Para análise de dados utilizou­se a técnica de análise de conteúdo. Por meio do levantamento de dados foi possível realizar o diagnóstico organizacional, o qual avaliou os processos nas áreas administrativa, financeira, materiais, vendas, estrutura organizacional e recursos humanos, identificando as principais oportunidades de melhoria para empresa. Os resultados apontam a falta de planejamento, gestão empírica, informalidade nos processos, estruturação funcional inadequada e ausência de ferramentas administrativas. Com isso, sugeriu­se a empresa adoção de ferramentas e controles administrativos, melhorias na estruturação organizacional, utilização de estoque mínimo e previsão de demanda na administração de materiais, criação de um planejamento de marketing e melhorias na área de recursos humanos as quais aperfeiçoarão os processos e os resultados da empresa.
Abstract/Resumen: Constanting transformations of the market cause changes in the general organization of the companies, demanding each day more, a professionalized management of the businesses. Especially in micro and small companies, inefficient management, couple with a lack of planning, are among the determinant causes of the mortality of these businesses even in the early years. In this way, organizational analysis, which has the function of organizational renewal with a focus on constantly improving process management, becomes indispensable for organizations. In this vein, this study aims to propose improvements in the management and general organization of a company located in Chapecó­SC, through an organizational change project, responding to the research problem: how organizational analysis can help a small business size that operates in the trade of building materials? The methodology applied in the research is characterized as qualitative, of an applied nature, based on the objectives is exploratory and descriptive, being a case study and participant research. In the data collection, the semi­structured interview technique was used with the owners and employees of the company, participant observation and document analysis in the months of January and February 2021. For data analysis, we used the analysis technique of contents. Through the data survey it was possible to carry out the organizational diagnosis, which evaluated the processes in the administrative, financial, materials, sales, organizational structure and human resources areas, identifying the main opportunities for improvement for the company. The results point to the lack of planning, empirical management, informality in the processes, inadequate functional structuring and the absence of administrative tools. With this, the company suggested the adoption of administrative tools and controls, improvements in the organizational structure, use of minimum stock and demand forecast in the management of materials, creation of a marketing plan and improvements in the area of human resources which will improve the company's processes and results
Palavras-chave: Empreendedorismo
Microempresas
Modelo de negócio
Administração de materiais
Administração de empresas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4348
Data do documento: 12-Mai-2021
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GIOMBELLI.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.