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Tipo: Monografia
Título: Impacto da inovação do serviço na qualidade percebida pelo cliente: análise do setor bancário
Autor(es): Dresch, Rodolfo
Primeiro Orientador: Cassol, Alessandra
Primeiro membro da banca: Tosta, Humberto Tonani
Segundo membro da banca: Ramos, Fernando Maciel
Resumo: A inovação está presente em diversos setores da economia, principalmente naqueles onde há maior concorrência entre os players, como no setor bancário brasileiro, apesar das grandes instituições financeiras dominarem boa parte do mercado. Baseando-se neste contexto, o presente trabalho busca realizar uma análise da influência da inovação em serviços na qualidade do serviço eletrônico oferecido no setor bancário. Como método de investigação utilizou-se da abordagem quantitativa descritiva, para a obtenção dos dados foi aplicada uma survey com uso de questionários aplicados em uma amostra de 400 indivíduos com relacionamento ativo com alguma instituição financeira no Brasil. Sendo os dados analisados pela técnica multivariada de dados e para testar a hipótese da pesquisa, optou-se pela técnica de modelagem de equações estruturais (MEE), empregando o software Smart-PLS. Os resultados apontam que a inovação em serviços influencia positivamente a qualidade do serviço eletrônico percebida pelos clientes, confirmando a hipótese de pesquisa. O presente estudo apresenta como contribuição a compreensão sobre o impacto da inovação em serviços na percepção da qualidade do serviço eletrônico prestado no setor bancário brasileiro. Os resultados contribuem às lacunas de pesquisas que evidenciam a importância de estudar o setor de serviços bancários a partir da percepção do cliente, considerando a qualidade percebida, bem como a relevância de se estudar atributos no setor, como a percepção do cliente no que se refere à inovação em serviços bancários
Abstract/Resumen: Innovation is present in various sectors of the economy, especially in those where there is greater competition among players, such as the Brazilian banking sector, despite the large financial institutions dominating much of the market. Based on this context, the aims of this work was to analyze the influence of innovation in services on the e-service quality of the banking sector . A descriptive quantitative approach was used as the research method. For data collection, a survey was applied using questionnaires in a sample of 400 individuals with an active relationship with some financial institution in Brazil. The data were analyzed through the multivariate data technique, and to test the research hypothesis, the structural equation modeling (SEM) technique was chosen, using the Smart-PLS software. The results indicate that innovation in services positively influences the e-service quality perceived by customers, confirming the research hypothesis. This study makes a contribution to understanding the impact of service innovation on the perceived e-service quality of the Brazilian banking sector. The results contribute to the research gaps that highlight the importance of studying the banking services sector from the customer's perception, considering the perceived quality, as well as the relevance of studying attributes in the sector, such as the customer perception with regard to innovation in banking services.
Palavras-chave: Banco comercial
Finanças
Softwares
Qualidade em serviços eletrônicos (e-SQ
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4350
Data do documento: 6-Abr-2021
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