Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4386
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lindo, Paula Vanessa de Faria-
dc.contributor.referee1Kozenieski, Éverton de Moraes-
dc.contributor.referee2Souza, Reginaldo José de-
dc.creatorLunedo, Rodrigo José-
dc.date2020-12-19-
dc.date.accessioned2021-07-30T18:31:38Z-
dc.date.available2021-01-26-
dc.date.available2021-07-30T18:31:38Z-
dc.date.issued2020-12-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4386-
dc.description.abstractGeography seeks to explain and understand how space is produced and organized through geographical concepts and elements. Understanding the space lived through actions in the teaching of Geography means considering reading and understanding of how society is organized in the geographical space essential. We chose Geographic Education as the possibility of constituting the critical aspect of how to teach Geography to guide basic education students to build knowledge about social relations from spatial analysis. Therefore, in the present course conclusion work we will demonstrate the path taken through bibliographic research and the development of fieldwork. The main themes of study were: Geography, Geography Teaching, Geographic Education and Fieldwork. The main objective was to present fieldwork as a significant strategy for apprehending reality to teach and learn Geography. In addition, a bibliographic research was carried out in four magazines, with the aim of identifying, analyzing and understanding, how geographers and geographers have developed fieldwork as a teaching strategy in the last 10 years (2010 - 2019). The result was four tables, indicating the number of articles in each journal and the number of articles with the theme of fieldwork. We identified 1,044 articles published in the four magazines and of these, only nine addressed the fieldwork theme. Finally, we organized a proposal for fieldwork, from the perspective of Geographic Education, with the aim of exemplifying and suggesting how to work on Urban Geography content, with students from the 8th grade of elementary school.pt_BR
dc.description.resumoA Geografia busca através dos conceitos e elementos geográficos, explicar e compreender como o espaço é produzido-organizado. Compreender o espaço vivido através de ações no ensino de Geografia significa considerar essencial a leitura e o entendimento do modo como à sociedade se organiza no espaço geográfico. Escolhemos a Educação Geográfica como possibilidade de constituir-se no aspecto crítico de como fazer o ensino de Geografia para orientar os alunos da educação básica a construírem conhecimento sobre as ralações sociais a partir da análise espacial. Sendo assim, no presente trabalho de conclusão de curso demonstraremos o percurso realizado por meio da pesquisa bibliográfica e do desenvolvimento de trabalho de campo. As principais temáticas de estudo foram: Geografia, Ensino de Geografia, Educação Geográfica e Trabalho de Campo. O principal objetivo foi apresentar o trabalho de campo como estratégia significativa de apreensão da realidade para ensinar e aprender Geografia. Além disso, foi elaborado uma pesquisa bibliográfica em quatro revistas, com o objetivo de identificar, analisar e compreender, como geógrafos e geógrafas têm desenvolvido o trabalho de campo como estratégia de ensino nos últimos 10 anos (2010 – 2019). O resultado foi quatro tabelas, apontando a quantidade de artigos de cada revista e a quantidade de artigos com a temática de trabalho de campo. Identificamos 1.044 artigos publicados nas quatro revistas e destes apenas nove abordaram a temática trabalho de campo. Por fim, organizamos uma proposta de trabalho de campo, a partir da perspectiva da Educação Geográfica, com o objetivo de exemplificar e sugerir como trabalhar conteúdos de Geografia Urbana, com alunos do 8º ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2021-07-30T17:09:27Z No. of bitstreams: 1 LUNEDO.pdf: 2033459 bytes, checksum: e372b9f1937f6c5019c8253c94c76d0f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-07-30T18:31:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LUNEDO.pdf: 2033459 bytes, checksum: e372b9f1937f6c5019c8253c94c76d0f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-30T18:31:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUNEDO.pdf: 2033459 bytes, checksum: e372b9f1937f6c5019c8253c94c76d0f (MD5) Previous issue date: 2020-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEducação Geográficapt_BR
dc.subjectTrabalho de campopt_BR
dc.titleO trabalho de campo como estratégia de ensino e aprendizagem: desenvolvendo a educação geográficapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Geografia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUNEDO.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.