Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4386
Type: Monografia
Title: O trabalho de campo como estratégia de ensino e aprendizagem: desenvolvendo a educação geográfica
Author: Lunedo, Rodrigo José
First advisor: Lindo, Paula Vanessa de Faria
metadata.dc.contributor.referee1: Kozenieski, Éverton de Moraes
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Reginaldo José de
Resume: A Geografia busca através dos conceitos e elementos geográficos, explicar e compreender como o espaço é produzido-organizado. Compreender o espaço vivido através de ações no ensino de Geografia significa considerar essencial a leitura e o entendimento do modo como à sociedade se organiza no espaço geográfico. Escolhemos a Educação Geográfica como possibilidade de constituir-se no aspecto crítico de como fazer o ensino de Geografia para orientar os alunos da educação básica a construírem conhecimento sobre as ralações sociais a partir da análise espacial. Sendo assim, no presente trabalho de conclusão de curso demonstraremos o percurso realizado por meio da pesquisa bibliográfica e do desenvolvimento de trabalho de campo. As principais temáticas de estudo foram: Geografia, Ensino de Geografia, Educação Geográfica e Trabalho de Campo. O principal objetivo foi apresentar o trabalho de campo como estratégia significativa de apreensão da realidade para ensinar e aprender Geografia. Além disso, foi elaborado uma pesquisa bibliográfica em quatro revistas, com o objetivo de identificar, analisar e compreender, como geógrafos e geógrafas têm desenvolvido o trabalho de campo como estratégia de ensino nos últimos 10 anos (2010 – 2019). O resultado foi quatro tabelas, apontando a quantidade de artigos de cada revista e a quantidade de artigos com a temática de trabalho de campo. Identificamos 1.044 artigos publicados nas quatro revistas e destes apenas nove abordaram a temática trabalho de campo. Por fim, organizamos uma proposta de trabalho de campo, a partir da perspectiva da Educação Geográfica, com o objetivo de exemplificar e sugerir como trabalhar conteúdos de Geografia Urbana, com alunos do 8º ano do ensino fundamental.
Abstract: Geography seeks to explain and understand how space is produced and organized through geographical concepts and elements. Understanding the space lived through actions in the teaching of Geography means considering reading and understanding of how society is organized in the geographical space essential. We chose Geographic Education as the possibility of constituting the critical aspect of how to teach Geography to guide basic education students to build knowledge about social relations from spatial analysis. Therefore, in the present course conclusion work we will demonstrate the path taken through bibliographic research and the development of fieldwork. The main themes of study were: Geography, Geography Teaching, Geographic Education and Fieldwork. The main objective was to present fieldwork as a significant strategy for apprehending reality to teach and learn Geography. In addition, a bibliographic research was carried out in four magazines, with the aim of identifying, analyzing and understanding, how geographers and geographers have developed fieldwork as a teaching strategy in the last 10 years (2010 - 2019). The result was four tables, indicating the number of articles in each journal and the number of articles with the theme of fieldwork. We identified 1,044 articles published in the four magazines and of these, only nine addressed the fieldwork theme. Finally, we organized a proposal for fieldwork, from the perspective of Geographic Education, with the aim of exemplifying and suggesting how to work on Urban Geography content, with students from the 8th grade of elementary school.
Keywords: Geografia
Educação Geográfica
Trabalho de campo
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4386
Issue Date: Dec-2020
Appears in Collections:Geografia - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUNEDO.pdf1,99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.