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Tipo: Monografia
Título: Os impactos do ensino remoto emergencial e uso das tecnologias digitais, como ferramenta pedagógica na formação de novos professores de geografia: experiências do estágio no ensino médio em tempos de pandemia
Autor(es): Motta, Andre Alexandro da
Primeiro Orientador: Pereira, Ana Maria de Oliveira
Primeiro membro da banca: Gengnagel, Claudionei Lucimar
Segundo membro da banca: Lindo, Paula Vanessa de Faria
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso, busca descrever os impactos do ensino remoto emergencial na formação de 6 (seis) estagiários de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim, na região de abrangência da 15ª CRE, através de suas experiências vivenciadas durante o estágio de regência, descrevendo como se adaptaram ao uso das tecnologias digitais durante a pandemia causada pelo vírus COVID-19 no ano de 2020. Através de um questionário de 10 (dez) questões, focado em descobrir as maiores dificuldades encontrada por eles para realização de seus respectivos estágios. Para isso foi buscado como referencial teórico apresentar a importância do estágio na formação inicial do professor, indagando a construção da identidade do futuro professor através do estágio. Bem como um relato histórico sobre as tecnologias e a educação, onde buscamos destacar como surgiu e como foi a adaptação dos professores a este novo modo de lecionar. Trazemos as diferentes plataformas usadas, formas de pesquisa e criação de conteúdo que se tornaram rotineiros no cotidiano do educador. Na pesquisa de caráter exploratório analisamos através de questões, o interesse dos estudantes e sua frequência as aulas remotas. Aplicamos também questionário a estagiários afim de conhecer suas experiências com atividades remotas no estágio curricular IV. Com a realização deste estudo, identificamos dificuldades e também muita aprendizagem no que diz respeito ao uso das tecnologias digitais em atividades de aula.
Abstract/Resumen: This Course Conclusion Paper seeks to describe the impacts of emergency remote education on the formation of 6 (six) undergraduate Geography trainees at the Federal University of Frontier Sul, Campus Erechim, in the region covered by the 15th CRE, through their lived experiences during the regency stage, describing how they adapted to the use of digital technologies during the pandemic caused by the COVID-19 virus in the year 2020. Through a questionnaire of 10 (ten) questions, focused on discovering the greatest difficulties they encountered for carrying out their respective stages. For this, it was sought as a theoretical framework to present the importance of the internship in the initial teacher training, asking the construction of the future teacher's identity through the internship. As well as a historical account of technologies and education, where we seek to highlight how it emerged and how the teachers adapted to this new way of teaching. We bring the different platforms used, forms of research and content creation that have become routine in the daily life of the educator. In exploratory research we analyze through questions, the interest of students and their frequency in remote classes. We also applied a questionnaire to interns in order to learn about their experiences with remote activities in curricular internship IV. With the realization of this study, we identified difficulties and also a lot of learning with regard to the use of digital technologies in classroom activities.
Palavras-chave: Estágio em Geografia
Tecnologias digitais
Ensino Remoto
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4388
Data do documento: Mai-2021
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