Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4390
Type: Monografia
Título : As contribuições da residência pedagógica na formação de professoras: o caso do núcleo geografia, UFFS, Campus Erechim
Author: Momoli, Andréia Carla
First advisor: Souza, Reginaldo José de
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Ana Maria de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Lindo, Paula Vanessa de Faria
Resume: A presente pesquisa trata de uma investigação de como o Programa Residência Pedagógica pode influenciar para o processo de formação docente, a percepção das residentes de Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim. Para tal, os objetivos específicos são: Investigar como a construção de um vínculo mais duradouro com a escola campo e a Universidade interferiu na formação das licenciandas durante sua participação no PRP; Compreender a importância da relação teoria-prática na formação de professoras durante a realização do PRP.Por se tratar de um programa de formação de professores recente, tendo a sua primeira implementação em 2018, houve muitas críticas sobre sua implementação, e a partir da minha experiência enquanto residente, pude realizar um estudo mais detalhado de como se deu a implantação e o andamento das atividades para identificar as limitações e as potencialidades, a partir de grupo específico. A pesquisa foi feita com um levantamento de material bibliográfico sobre formação de professores e ensino de Geografia e a realização de questionários às residentes utilizando a análise qualitativa e a elaboração de nuvens de palavras. A partir da pesquisa, conclui-se que o PRP no grupo analisado contribuiu para formação docente de diferentes formas.
Resumen : This research deals with an investigation of how the Pedagogical Residency Program can influence the perception of Geography residents at the Federal University of Fronteira Sul, Campus Erechim for the teacher education process. To this end, the specific objectives are: Investigate how the construction of a more lasting bond with the rural school and the University interfered in the training of undergraduate students during their participation in the PRP; Understand the importance of the theory-practice relationship in the training of teachers during the realization of the PRPAs it is a recent teacher training program, having its first implementation in 2018, there were many criticisms about its implementation, and from my experience as a resident, I was able to carry out a more detailed study of how the implementation and development took place. progress of activities to identify limitations and potential, from a specific group. The research was carried out with a survey of bibliographic material on teacher training and Geography teaching and the questionnaires to residents using qualitative analysis and the elaboration of word clouds. From the research, it is concluded that the PRP in the analyzed group contributed to teacher training in different ways.
Palabras clave : Formação de professoras
Prática Docente
Residência Pedagógica
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4390
Fecha de publicación : may-2021
Aparece en las colecciones: Geografia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MOMOLI.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.