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Tipo: Dissertação
Título: Mal-estar docente, trabalho e adoecimento profissional nos territórios da escola pública estadual de Santa Rosa/RS
Autor(es): Rodrigues, Marcelo Ordesto
Primeiro Orientador: Nogueira, Sandra Vidal
Primeiro membro da banca: Silva, Sidinei Phitan da
Segundo membro da banca: Rotta, Edemar
Resumo: O presente trabalho investigativo consiste num estudo sobre o mal-estar docente, trabalho e adoecimento profissional nos territórios da escola pública estadual de Santa Rosa/RS. Tem como objetivo destacar suas implicações na saúde, no cotidiano escolar e na vida profissional, afetiva, física e emocional dos profissionais da Educação Básica. Fez-se uma pesquisa pautada na abordagem qualitativa, com ênfase bibliográfica, documental e registros de história oral laboral, levando em consideração narrativas de dezenove profissionais: docentes e diretores (na faixa etária entre 32 e 64 anos, sendo 15 do sexo feminino e 4 do masculino), pertencentes a duas unidades escolares da Rede Pública Estadual de Ensino no Município de Santa Rosa, Rio Grande do Sul. Para tal, foram feitas entrevistas tomando por referência um conjunto de vinte e nove questões abertas, subdividas em blocos. A Pesquisa está organizada em introdução, desenvolvimento, considerações finais, referências bibliográficas e anexos. No que se refere ao desenvolvimento, destacam-se três partes, sob a forma de capítulos. No capítulo 2 destaca-se a compreensão das maneiras pelas quais se materializam as estruturas disruptivas na organização da ambiência profissional. Já no capítulo 3, o debate reflexivo é sobre as mudanças introduzidas na sociedade nas últimas décadas que tem produzido novas formas de subjetivação e, também, mal-estar. E, no capítulo 4, os processos de implementação das novas racionalidades e as contradições da sua inserção nos espaços educacionais, são revelados a partir das narrativas sobre a História oral laboral. À título de resultados, pode-se afirmar que a investigação explicita a emergência da individualização do sofrimento nos territórios da escola pública brasileira e gaúcha. A subjetividade sofrente desnuda as disfuncionalidades nos ambientes escolares. Uma nova racionalidade se estabelece, por meio de uma “mão invisível”, que regula e cria novos padrões de relacionamento e impõe a redução de custos, intensificação e precarização das relações de trabalho, como importantes instrumentos de gestão e controle.
Abstract/Resumen: This investigative work consists of a study on teacher malaise, work and professional illness in the territories of the state public school in Santa Rosa/RS. It aims to highlight its implications for health, daily school life and professional, affective, physical and emotional life of Basic Education professionals. A research was carried out based on a qualitative approach, with an emphasis on bibliographic, documentary and oral labor history records, taking into account narratives of nineteen professionals: teachers and directors (aged between 32 and 64 years old, 15 females and 4 students) belonging to two school units of the State Public Teaching Network of the Municipality of Santa Rosa, Rio Grande do Sul. For this purpose, interviews were conducted using as reference a set of twenty-nine open questions, subdivided into blocks. The Research is organized in introduction, development, final considerations, bibliographical references and annexes. With regard to development, three parts stand out, in the form of chapters. In chapter 2 the understanding of the ways in which disruptive structures materialize in the organization of the professional environment is highlighted. In chapter 3, the reflective debate is about the changes introduced in society in recent decades that have produced new forms of subjectivation and, also, malaise. And, in chapter 4, the processes of implementation of the new rationalities and the contradictions of their insertion in educational spaces are revealed from the narratives on the oral history of work. As a result, it can be said that the investigation explains the emergence of the individualization of suffering in the territories of Brazilian and Gaucho public schools. Suffering subjectivity lays bare the dysfunctionality in school environments. A new rationality is established, through an “invisible hand”, which regulates and creates new relationship patterns and imposes cost reduction, intensification and precariousness of work relations, as an important management and control instrument.
Palavras-chave: Educação
Trabalho
Professores
Doenças ocupacionais
Atenção à saúde
Mal-estar
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4413
Data do documento: 2021
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas

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