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Tipo: Dissertação
Título: De direito fundamental a serviço privado: diagnóstico do mercado educacional a partir da expansão da educação superior a distância no Alto Uruguai gaúcho
Autor(es): Silva, Rubia Samanta da
Primeiro Orientador: Pereira, Thiago Ingrassia
Primeiro membro da banca: Santos, Almir Paulo dos
Segundo membro da banca: Aiub, Giovani Forgiarini
Terceiro membro da banca: Loss, Adriana Salete
Resumo: Esta dissertação se dedica a investigar o fenômeno da expansão da educação superior na modalidade a distância na região do Alto Uruguai gaúcho. A temática se torna ainda mais substancial considerando o contexto de pandemia, que amplia o interesse de utilização das tecnologias no processo educativo, sobretudo na educação superior, apresentada como foco desta pesquisa. A partir deste estudo, buscamos compreender se a evidente expansão da educação a distância se configura como um processo de legitimação da educação superior como mercadoria. À vista disso, é levada em consideração no processo investigativo a formação de um mercado educacional impulsionado a partir da constituição da EAD, como um fator que aprofunda a utilização da tecnologia na educação superior, buscando obter sua consolidação por meio do processo de construção de um imaginário social. Para tanto, são apresentados os pressupostos metodológicos utilizados na pesquisa, definida como qualitativa, e que utiliza a abordagem teórico-metodológica da análise do discurso no movimento de análise de dados. São utilizados ainda, referenciais teóricos do campo da sociologia da educação, teoria social e crítica, bem como contribuições teóricas da pedagogia crítica. Por fim, os resultados de pesquisa reiteram a influência dos discursos publicitários na interpelação dos sujeitos, que incorporam tais discursos ao imaginário social produzindo representações e significados, e contribuem para a legitimação da educação como mercadoria ao adquirir cursos privados na modalidade EAD, ação que impacta diretamente no processo de expansão.
Abstract/Resumen: This dissertation is dedicated to investigating the phenomenon of the expansion of higher education in the distance modality in Alto Uruguai, Rio Grande do Sul. The theme becomes even more substantial considering the pandemic context, which increases the interest in the use of technologies in the process. education, especially in higher education, presented as the focus of this research. From this study, we seek to understand that the expansion of education and distance are configured as a process of legitimizing higher education as a commodity. Therefore, the formation of an educational market is taken into account in the investigative process, driven by the constitution of EaD, as a factor that deepens the use of technology in higher education, seeking to obtain its consolidation through the process of building a social imaginary. Therefore, the methodological assumptions used in the research are necessary, defined as qualitative, and which uses the theoretical-methodological approach of discourse analysis in the data analysis movement. Theoretical references from the field of sociology of education, social and critical theory, as well as theoretical contributions from critical pedagogy are also used. Finally, the research results reiterate the influence of advertising discourses on the questioning of subjects, who incorporate such discourses into the social imagination, producing representations and meanings, and contribute to the legitimization of education as a commodity through the acquisition of private courses in the modality a distance. , an action that directly impacts the expansion process.
Palavras-chave: Mercadorização
Educação Superior
Educação a Distância
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4442
Data do documento: Ago-2021
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

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