Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4452
Tipo: Monografia
Título: Influência da atividade física no sono de escolares durante o período de distanciamento social decorrente da pandemia da Covid-19
Autor(es): Valandro, Evilyn Thalia
Primeiro Orientador: Simon, Tiago Teixeira
Primeiro coorientador: Acrani, Gustavo Olszanski
Primeiro membro da banca: Simon, Tiago Teixeira
Segundo membro da banca: Cioccari, Gianni
Terceiro membro da banca: Budke, Thieli Maldaner
Resumo: Objetivo: Identificar qual a relação entre a qualidade do sono de crianças durante o período de distanciamento social decorrente da pandemia da COVID-19 e a prática de atividades físicas. Métodos: As informações foram coletadas através de questionário auto aplicado em plataforma eletrônica, com pais e responsáveis por crianças com faixa etária entre 4 e 12 anos, os quais voluntariamente aceitaram o convite para participar da pesquisa. Foram selecionadas variáveis sociodemográficas, escolares, de saúde e hábitos de sono, através do Children’s Sleep Habits Questionnaire (CSHQ). Os dados coletados foram submetidos a análises estatísticas de distribuição de frequências, sendo um estudo quantitativo, do tipo observacional transversal, descritivo e analítico. Resultados: A composição da amostra de crianças foi por conveniência, totalizando 368 questionários respondidos por pais/responsáveis de crianças de ambos os sexos, residentes predominantemente no estado do Rio Grande do Sul - Brasil. A amostra foi composta majoritariamente por crianças que estudavam na rede privada de ensino e que estavam desenvolvendo atividades escolares a distância. Dentre as crianças pesquisadas, 67,7% praticavam algum grau de atividade física, sendo a maior frequência encontrada para atividades físicas leves. De acordo com os dados coleados pelo CSHQ, os escores globais médios foram elevados, indicando alterações nos hábitos de sono de 84,4% das crianças. Observou-se ainda que o tempo médio de duração de sono das crianças encontra-se elevado no contexto atual de pandemia. Não foi obtida significância estatística entre as variáveis qualidade de sono e prática de atividades físicas. Conclusões: a pandemia da COVID-19 trouxe interferências diretas e indiretas à qualidade de sono das crianças, gerando alterações nos hábitos diários e rotinas escolares. Foi observado que as crianças tem despendido mais tempo para o sono em detrimento de sua qualidade, bem como menos tempo para atividades físicas, elevando os índices de inatividade física.
Palavras-chave: Hábitos
Sono
Exercício físico
Crianças
Covid-19
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Passo Fundo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4452
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVILYN THALIA VALANDRO.pdf4,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.