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Tipo: Monografia
Título: Prevalência de sintomas depressivos em professores da rede pública municipal e estadual de ensino do município de Passo Fundo, Rio Grande do Sul
Autor(es): Schomberg, Leonardo Oleques
Primeiro Orientador: Acrani, Gustavo Olszanski
Primeiro coorientador: Riffel, Rogério Tomasi
Primeiro membro da banca: Acrani, Gustavo Olszanski
Segundo membro da banca: Lopes, Bruna Chaves
Terceiro membro da banca: Pulga, Vanderleia Laodete
Resumo: Objetivo: Avaliar a prevalência de sintomas depressivos em professores da rede pública municipal e estadual de ensino do município de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, bem como de variáveis relacionadas ao desfecho. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, cujos dados foram coletados por meio de questionário enviado aos professores em seus e-mails pessoais e mensagens em grupos de redes sociais de telefonia móvel. Foram coletados dados sociodemográficos, de vida, de saúde e laborais. O desfecho foi determinado por meio do Inventário de Depressão de Beck (BDI). Resultados: A população da pesquisa foi composta por 225 professores da rede pública municipal e estadual de todos os níveis de Passo Fundo/RS. Por meio do BDI, encontrou-se uma prevalência de 76,4% professores com sintomas mínimos, 12,4% leves, 10,2% moderados e 0,9% graves. Ainda, houve relação estatisticamente significativa de sintomas depressivos com a faixa etária de 40 anos ou menos (p=0,002), renda média mensal familiar de R$5.000 ou menos (p=0,008), o fato de não possuir companheiro(a) (p=0,008), não realizar atividade de lazer de forma regular (p=0,007), menor prática de exercício físico (p=0,002), menor satisfação com a docência (p<0,001), professores que demoravam mais de 30 minutos para chegar ao local de trabalho (p=0,014), modalidades de deslocamento diferente de carro ou moto (p=0,025), o fato de realizar acompanhamento psicoterápico (p=0,002), baixa autopercepção de saúde (p<0,001) e os que classificaram como ruim ou muito ruim sua qualidade do sono (p<0,001), utilização de medicamentos para dormir (p<0,001), diagnósticos médicos autorreferidos em algum momento da vida de depressão (p<0,001), Síndrome de Burnout (p<0,001), ansiedade (p<0,001), doenças autoimunes (p=0,006) e doenças osteomusculares/ lesões por esforços repetitivos (p=0,006), condições salariais como fator estressante (p=0,022), sofrer algum tipo de violência no exercício da função (p<0,001) com destaque para a violência psicológica (p=0,016) e o assédio moral (p=0,017), bem como nos professores que estiveram e/ou estavam afastados por problemas de saúde (p<0,001). Conclusões: O presente estudo evidencia alta prevalência de sintomas depressivos, bem como de problemas relacionados com o desfecho. A continuidade na produção de estudos sobre a relação entre o trabalho docente e depressão se faz imprescindível para a elaboração de medidas que sejam, de fato, efetivas no combate ao processo de adoecimento. Dessa forma, poderá ser possível evitar problemas decorrentes de um adoecimento que não afeta apenas os professores, mas também os alunos e a qualidade do ensino, bem como gera impactos econômicos e administrativos gerados por afastamentos do trabalho.
Abstract/Resumen: Objective: To evaluate the prevalence of depressive symptoms in teachers from the municipal and state public schools in the municipality of Passo Fundo, Rio Grande do Sul, as well as variables related to the outcome. Methods: This is a cross-sectional study, whose data were collected through a questionnaire sent to teachers in their personal e-mails and messages in groups of mobile phone social networks. Sociodemographic, life, health and work data were collected. The outcome was determined using the Beck Depression Inventory (BDI). Results: The research population consisted of 225 teachers from the municipal and state public schools at all levels in Passo Fundo / RS. Through the BDI, there was a prevalence of 76.4% teachers with minimal or absent depressive symptoms, 12.4% mild, 10.2% moderate and 0.9% severe. Still, there was a statistically significant relationship of depressive symptoms with the age group of 40 years or less (p = 0.002), average monthly family income of R $ 5,000 or less (p = 0.008), the fact of not having a partner (p) = 0.008), not performing leisure activities on a regular basis (p = 0.007), less physical exercise (p = 0.002), less satisfaction with teaching (p <0.001), teachers who took more than 30 minutes to reach the workplace (p = 0.014), modes of travel other than car or motorbike (p = 0.025), the fact of having psychotherapeutic follow-up (p = 0.002), low self-perceived health (p <0.001) and those who rated it as bad or very poor quality of sleep (p <0.001), use of sleeping medications (p <0.001), self-reported medical diagnoses at some point in life of depression (p <0.001), Burnout Syndrome (p <0.001), anxiety (p <0.001), autoimmune diseases (p = 0.006) and musculoskeletal diseases / repetitive strain injuries (p = 0.006), salary conditions as a stressor (p = 0.022), suffering some type of violence in the exercise of their function (p <0.001) with emphasis on psychological violence (p = 0.016) and moral harassment (p = 0.017), as well as on teachers who were and / or were away due to health problems (p <0.001). Conclusions: The present study shows a high prevalence of depressive symptoms, as well as problems related to the outcome. The continuity in the production of studies on the relationship between teaching work and depression is essential for the elaboration of measures that are, in fact, effective in combating the illness process. In this way, it may be possible to avoid problems resulting from illness that affects not only teachers, but also students and the quality of teaching, as well as generating economic and administrative impacts generated by absences from work.
Palavras-chave: Depressão
Ensino fundamental
Ensino Médio
Professor
Qualidade de vida
Saúde mental
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Passo Fundo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4461
Data do documento: 2021
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