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Type: Monografia
Title: Interação espaço usuário: uma abordagem gamificada para arquitetura de ambientes de saúde
Author: Cenci, Emanuele Paula
First advisor: Modler, Nebora Lazzarotto
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Guedes, Anibal Lopes
metadata.dc.contributor.referee1: Alberton, Josicler Orbem
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Ana Maria Schuch
Resume: O presente trabalho consiste em ampliar a forma como podemos compreender o usuário do espaço de saúde de maneira a contribuir para a produção de ambientes que corroboram bem-estar aos usuários/pacientes. Tem como objetivo desenvolver uma interface gamificada que auxilie os profissionais arquitetos na concepção de ambientes adequados ao bem-estar dos usuários que ocupam espaços de espera de salas de tratamento oncológico. Os ambientes de saúde, do ponto de vista arquitetônico, possuem muitas regras a serem atendidas, unidas aos fluxos e organização espacial. O profissional arquiteto tende a não se aproximar tanto da ambiência como em outros projetos, porém a Arquitetura deve ser vista como uma forma de interagir e se expressar com o mundo. Este afastamento ocorre, pois, os edifícios de saúde, comumente são pensados para o coletivo, mas os usuários destes espaços devem ser acolhidos pela ambiência, através do cuidado com a humanização do ambiente e dos processos. A pesquisa foi articulada em torno do conceito da arquitetura sensorial, com indicações dos sentidos humanos, ambiência e humanização, e por fim, a gamificação, dialogando principalmente com Aloísio Leoni Schmid (2005) e Jane Mcgonigal (2017). Contudo, a interface gamificada criada possui estratégias de aproximação do usuário ao que é o ambiente de saúde, alguns elementos arquitetônicos que poderão ser atribuídos ao seu espaço de espera, bem como a relação com o espaço demonstrado através de frases e palavras representando algumas sensações através de cartas e imagens. Através da concepção do trabalho foi possível construir o produto que é um jogo que amplia a interação entre o usuário e sua percepção ambiental, sendo possível que o profissional Arquiteto e Urbanista possa analisar através destes as possibilidades de melhoria do conforto ambiental dos usuários.
Abstract: The present work is to expand the way we can understand the user of the healthcare space in order to contribute to the production of environments that support the well-being of users/patients. Its objective is to develop a gamified interface that helps architect professionals in designing environments suitable for the well-being of users who occupy waiting spaces in cancer treatment rooms. Healthcare environments, from an architectural point of view, have many rules to be met, together with flows and spatial organization. The professional architect tends not to approach the ambience as much as in other projects, but architecture must be seen as a way to interact and express themselves with the world. This distance occurs because health buildings are commonly designed for the collective, but the users of these spaces must be welcomed by the ambience, through care for the humanization of the environment and processes. The research was articulated around the concept of sensory architecture, with indications of human senses, ambience and humanization, and finally, gamification, dialoguing mainly with Aloísio Leoni Schmid (2005) and Jane McGonigal (2017). However, the gamified interface created has strategies for bringing the user closer to what the health environment is, some architectural elements that can be attributed to their waiting space, as well as the relationship with the space demonstrated through phrases and words representing some sensations through of letters and images. Through the design of the work it was possible to build the product that is a game that expands the interaction between the user and their environmental perception, being possible that the professional Architect and Urban Planner can analyze through these the possibilities of improving the environmental comfort of the users.
Keywords: Arquitetura
Saúde
Gamificação
Ambiência
Oncologia
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4485
Issue Date: 2021
Appears in Collections:Especialização em Processos e Produtos Criativos e suas Interfaces

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