Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4510
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Andréia Cristina de-
dc.creatorRosa, Karine da-
dc.date2018-08-01-
dc.date.accessioned2021-09-24T14:35:29Z-
dc.date.available2021-09-24T14:35:29Z-
dc.date.issued2018-08-01-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4510-
dc.description.abstractEl desarrollo de la capacidad lectora es fundamental y básico para la vida en sociedad. Pero, además de eso, la lectura tiene su función esencial en la construcción de la criticidad en la formación del lector y en su inclusión en distintas prácticas sociales. Esa formación lectora es preocupación específica de la escuela. Basado en esta comprensión, este trabajo tuvo como objetivo la elaboración de una propuesta de intervención didáctica, dirigida a alumnos del 4º ciclo de la Enseñanza Fundamental, que considere la apreciación estética de la poesía de Paulo Leminski. Así, justificase por buscar contribuir para la formación de lectores competentes y con posibles profesores/lectores que puedan reflexionar sobre el trabajo a ser desarrollado en su propria práctica. A partir de consideraciones sobre la lectura en clases de Lengua Portuguesa y sobre el género lírico, la propuesta es elaborar actividades de lectura de este género, basándose de la concepción interaccionista de lectura, basado lo que presentan los documentos oficiales para la enseñanza de Lengua Portuguesa (PCN y DCE), así como las consideraciones de Rojo (2002), Antunes (2003), Zilberman (2013), Geraldi (1984), Menegassi (2010), Zappone (2010) y Pilati (2017).pt_BR
dc.description.resumoO desenvolvimento da capacidade leitora é primordial e básica para a vida em sociedade. Mas, para além disso, a leitura tem seu papel crucial na construção da criticidade na formação do leitor e em sua inserção nas diferentes práticas sociais. Essa formação leitora é preocupação específica da escola. Partindo dessa percepção, este trabalho teve como objetivo a elaboração de uma proposta de intervenção didática, voltada a alunos do 4º ciclo de Ensino Fundamental, que considere a apreciação estética da poesia de Paulo Leminski. Desse modo, justifica-se por buscar contribuir para a formação de leitores competentes e com possíveis professores/leitores que possam refletir sobre o trabalho a ser desenvolvido em sua própria prática. A partir de considerações sobre a leitura nas aulas de Língua Portuguesa e sobre o gênero lírico, a proposta é elaborar atividades de leitura deste gênero, partindo da concepção interacionista de leitura, salientando o que explicitam os documentos oficiais para o ensino de Língua Portuguesa (PCN e DCE), assim como as considerações de Rojo (2002), Antunes (2003), Zilberman (2013), Geraldi (1984), Menegassi (2010), Zappone (2010) e Pilati (2017).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2021-09-23T17:55:36Z No. of bitstreams: 1 KARINE DA ROSA.pdf: 262056 bytes, checksum: f827620a13e9ddb55f99f23a257a1de0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-09-24T14:35:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KARINE DA ROSA.pdf: 262056 bytes, checksum: f827620a13e9ddb55f99f23a257a1de0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-24T14:35:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KARINE DA ROSA.pdf: 262056 bytes, checksum: f827620a13e9ddb55f99f23a257a1de0 (MD5) Previous issue date: 2018-08-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectGêneros literáriospt_BR
dc.titleA leitura do gênero lírico na escola: uma proposta de trabalho com Paulo Leminskipt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KARINE DA ROSA.pdf255,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.