Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/451
Tipo: Monografia
Título: Trabalho, gênero e perfil de trabalhadores: um estudo das mulheres trabalhadoras da indústria metal mecânica de Erechim
Autor(es): Arpini, Aline Andréa
Primeiro Orientador: Silva, Luis Fernando Santos Corrêa da
Primeiro membro da banca: Mohr, Naira Estela Roesler
Segundo membro da banca: Pereira, Thiago Igrassia
Resumo: Este trabalho se propõe investigar a realidade de trabalho das mulheres trabalhadores da Indústria Metal-Mecânica da cidade de Erechim. Existe uma preocupação no que tange a dupla de jornada de trabalho dessas trabalhadoras, e para compreender o cotidiano e a realidade de trabalho delas, buscamos resgatar alguns conceitos e estudos importantes sobre a questão do tempo e do trabalho, dos aspectos de gênero e divisão sexual do trabalho e através do banco de dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) do Ministério do Trabalho e Emprego, conhecer o perfil dos trabalhadores da indústria metal-mecânica da cidade de Erechim. Primeiramente abordamos a questão do tempo e do trabalho levando em consideração estudos realizados sobre a temática. Apresentamos o relógio e sua contribuição diante de um possível sintoma de disciplina, resgatando aspectos sobre a medição do tempo, e sua relação com os processos familiares no ciclo de vida do trabalho. Abordamos a questão das tarefas domésticas, algumas das mudanças ocorridas até o século XXI e de que forma nossa sociedade adaptou-se a elas. Busca-se trazer questões relativas às mudanças ocorridas no mundo do trabalho e das relações e papéis que foram estabelecidas para homens e mulheres no que diz respeito ao mercado de trabalho. Concluímos, por fim, a existência de uma desigualdade salarial de gênero em jornadas muito semelhantes de trabalho, considerando que as mulheres ainda precisam dar conta de uma dupla jornada de trabalho.
Palavras-chave: Sociologia do trabalho
Indústria metal mecânica
Desigualdade salarial
Desigualdade de gêneros
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/451
Data do documento: 21-Jun-2017
Aparece nas coleções:Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARPINI.PDF501,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.