Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4538
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Garcia, Ronaldo Aurélio Gimenes-
dc.creatorGluszewicz, Ana Francisca-
dc.date2016-12-13-
dc.date.accessioned2021-09-28T12:41:01Z-
dc.date.available2021-09-28T12:41:01Z-
dc.date.issued2016-12-13-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4538-
dc.description.abstractEl objetivo de este trabajo es presentar una breve reflexión sobre el PPP (Plan De Política Educativa) del Curso Técnico en Agroecología, desarrollado por Assesoar(Asociación de Estudios, Orientación e Asistencia Rural), IFPR(Instituto Federal del Paraná) y los movimientos sociales en el sudoeste de Paraná. Será presentada una breve reseña sobre el surgimiento de las pequeñas propiedades en la región de que se trate, pero se le dará más énfasis al curso técnico, cuyo objetivo es contribuir con la formación humano, crítica, política del público involucrado, que eran jóvenes agricultores. Describimos la importancia de la formación crítica social, así como el desarrollo de las actividades agrícolas en un sistema de economía familia para la permanencia de los jóvenes en el campo en nuestra región. La organización curricular aplicado durante el período de formación de los jóvenes fue dirigida a la educación popular y la pedagogía de alternancia, tales como elementos de formación de los movimientos sociales, hace que estas personas jóvenes desarrollan su sentido crítico, político, haciéndolos seres conscientes de sus derechos, interviniendo en su realidad social, vinculando la educación con el medio en el que viven, la agricultura. La metodología que se utilizó para analizar el documento fue el Análisis del Discurso, donde se toma en cuenta el análisis de contenido, lo que contribuyo a emerger de la realidad, por supuesto, que se aplicó. Al final vemos que la lucha por la permanencia de los jóvenes en el campo hace de la educación popular un fundamento que subyace a este movimiento constante, la creando sujetos críticos y capaces de transformar la realidad en que viven.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo do presente trabalho é apresentar uma breve reflexão sobre o PPP (Plano Político Pedagógico) do curso Técnico em Agroecologia, desenvolvido pela Assesoar (Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural), IFPR (Instituto Federal do Paraná) e movimentos sociais da região sudoeste do Paraná. Nessa pesquisa apresentamos uma breve contextualização sobre o surgimento das pequenas propriedades da região em questão. O curso Técnico visa contribuir para formação humana, crítica e política do público envolvido que são jovens agricultores familiares. Descrevemos a importância da formação critica social, assim como o desenvolvimento de atividades agrícolas em regime de economia familiar para permanência do jovem no campo em nossa região. A organização curricular aplicada durante o período de formação dos jovens esteve voltada para a Educação Popular e a pedagogia de alternância. Estas são elementos formadores dos movimentos sociais e faz com que estes jovens desenvolvam seu senso crítico, político, tornando-os seres conscientes de seus direitos, intervindo em sua realidade social, vinculando educação ao meio no qual estão inseridos, a agricultura. A metodologia que foi empregada para analisar o documento é a Análise Textual Discursiva (ATD), onde levamos em consideração, a análise de conteúdo, contribuindo para emergir aos elementos constitutivos do curso que foi aplicado. Ao final constatamos que a luta pela permanência do jovem no campo faz da educação popular um alicerce que fundamenta esse movimento constante, criando sujeitos críticos e capazes de transformar a realidade em que vivem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2021-09-27T17:14:52Z No. of bitstreams: 1 ANA FRANCISCA GLUSZEWICZ.pdf: 334013 bytes, checksum: 7d036cd26d099273d649767b469867c4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-09-28T12:41:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ANA FRANCISCA GLUSZEWICZ.pdf: 334013 bytes, checksum: 7d036cd26d099273d649767b469867c4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-28T12:41:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANA FRANCISCA GLUSZEWICZ.pdf: 334013 bytes, checksum: 7d036cd26d099273d649767b469867c4 (MD5) Previous issue date: 2016-12-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação agrícolapt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.titleA educação popular: estratégia para permanência do jovem do sudoeste do Paraná no campopt_BR
dc.title.alternativeEducación popular: estrategia para mantener el joven del suroeste del Paraná en el campopt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA FRANCISCA GLUSZEWICZ.pdf326,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.