Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4588
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Prigol, Valdir | - |
dc.creator | Ansolin, Fernanda Magalise | - |
dc.date | 2019 | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-29T17:24:50Z | - |
dc.date.available | 2021-09-29T17:24:50Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4588 | - |
dc.description.abstract | This research investigates the metaphor of the memoria of others present in the literary criticism "The last Tale of Borges" by Ricardo Piglia. We understand literary criticism as a gesture of reading, as metaphor, a discursive resource constituent of meaning. The metaphor is historically oriented and allows the transfer of terms between discursive formations, as pointed out by Michel Pêcheux's studies. Thus, we seek to delineate the context of production of the metaphor of the memory of others through its approach in the critical literature and we carry out a reading of memories evoking a construction of a history for the same. Next, we try to understand how the discursiveness of criticism is established as a memory of others. The metaphor of the memory of others proposes a creation of sense to the literature, reading, and culture, at the same time, that relates directly to the constitution of the discursive subject of criticism, in its exercise of mediality. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa investiga o funcionamento da metáfora da memória alheia presente na crítica literária ―O último Conto de Borges‖ de Ricardo Piglia. Compreendemos a crítica literária como um gesto de leitura no qual a metáfora apresenta-se como recurso discursivo constituinte do sentido. A metáfora orienta-se sócio-historicamente e possibilita a transferência de termos dentre formações discursivas, como apontam os estudos de Michel Pêcheux. Assim, buscamos delinear o contexto de produção da metáfora da memória alheia através de sua abordagem na materialidade da crítica literária de Piglia e realizamos uma leitura de memórias evocando a construção de uma historicidade para a mesma. Em seguida, procuramos compreender como se estabelece a discursividade da crítica como memória alheia. A memória alheia propõe a criação de sentidos sobre a literatura, a escrita, a leitura e a cultura, ao passo que se relaciona diretamente à constituição do próprio sujeito discursivo da crítica, em seu exercício de medialidade. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-09-29T17:20:42Z No. of bitstreams: 1 ANSOLIN.pdf: 1019911 bytes, checksum: 92ea1f9e5856f0943f8b33358bbb282d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-09-29T17:24:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ANSOLIN.pdf: 1019911 bytes, checksum: 92ea1f9e5856f0943f8b33358bbb282d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-09-29T17:24:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANSOLIN.pdf: 1019911 bytes, checksum: 92ea1f9e5856f0943f8b33358bbb282d (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Crítica literária | pt_BR |
dc.subject | Metáfora | pt_BR |
dc.subject | Discurso | pt_BR |
dc.title | A metáfora da memória alheia na crítica literária de Ricardo Piglia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.level | Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANSOLIN.pdf | 996,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.