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Tipo: Dissertação
Título: Da sala de aula para o enem: estudo comparativo da colocação pronominal clítica em descrição e análise
Autor(es): Maier, Elis Regina Baú
Primeiro Orientador: Gravina, Aline Peixoto
Primeiro membro da banca: Tescari Neto, Aquiles
Segundo membro da banca: Gutierres, Athany
Terceiro membro da banca: Marchesan, Ani Carla
Resumo: Esta dissertação, por meio de um estudo descritivo e comparativo, busca descrever como a colocação pronominal clítica é apresentada nos livros didáticos do Ensino Médio, no período de 2009 a 2020 e a forma como esse conteúdo é cobrado por instrumentos avaliativos na educação básica, especificamente no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no período de 2009 a 2019. A escolha por averiguar o instrumento avaliativo ENEM é justificada pelo fato dessa prova ser a principal forma de acesso (seleção) ao ensino superior no Brasil, enquanto a escolha por descrever o conteúdo de colocação pronominal clítica nos livros didáticos, justifica-se por ser o instrumento educacional mais utilizado nas escolas públicas do Brasil. De maneira geral, tanto os materiais didáticos quanto as provas do ENEM apresentaram uma diversidade de gêneros textuais para contextualizar o conteúdo dos clíticos. O gênero textual tirinha, até 2017, teve um papel de destaque no livro didático, enquanto o gênero com excertos de textos científicos/jornalísticos foi usado com maior frequência nas provas do ENEM, demonstrando maior proximidade com o contexto da norma culta para o uso dos pronomes clíticos. A comparação do fator epilinguístico versus metalinguístico demonstrou uma convergência entre os instrumentos de ensino e de avaliação, uma vez que ambos apresentaram uma grande quantidade de atividades epilinguísticas para tratar do fenômeno linguístico. É importante ainda ressaltar a existência de atividades metalinguísticas na prova do ENEM, o que mostra coerência entre ensino e avaliação. Assim, diante dos resultados encontrados, este estudo defende a utilização de diferentes concepções de gramáticas na sala de aula, tais como as apresentadas por Possenti (1996), a saber, a normativa, a descritiva e a gerativa/internalizada, para cumprir o objetivo de uma formação mais crítica e cidadã do estudante. De forma mais pormenorizada, este trabalho corrobora estudos que defendem o ensino de gramática, levando em conta o respaldo de uma gramática mais científica/gerativa nas escolas, tais como Kenedy (2013), Oliveira e Quarezemin (2016), Pilati (2017), Medeiros Junior e Simioni (2020), Perini (2010), Duarte (1989), Câmara Jr. (2004[1970]), Kato (2005), Vieira; Brandão (2007), Faraco (2008), para que o ensino de fenômenos gramaticais da modalidade culta da língua possa ser melhor compreendido pelo aluno, assim como o entendimento de seu sistema linguístico (PILATI, 2017)
Abstract/Resumen: This dissertation, through a descriptive and comparative study, seeks to describe how the clitic placement is presented in high school textbooks in the period from 2009 to 2020, as well as the way how this content is required by assessment instruments in basic education, specifically in the High School National Exam (HSNE = ENEM), in the period from 2009 to 2019. The choice to investigate the HSNE assessment instrument is justified by the fact that this test is the main access (selection) form to higher education degrees in Brazil, while the choice to describe the clitic placement content in textbooks is justified by being the most used educational instrument in Brazil public schools. In general, both the teaching materials and the HSNE tests presented a textual genre diversity to contextualize the clitics content. The comic strip text genre, until 2017, had a featured role in the textbook, while in the HSNE tests the scientific/journalistic text genre excerpts were used more frequently, demonstrating greater proximity to the formal language standard context for the clitic use. The epilinguistic versus metalinguistic factor comparison demonstrated a convergence between the teaching and assessment instruments since both presented a large amount of epilinguistic activities to deal with the linguistic phenomenon. It is also important to emphasize the metalinguistic activities existence in the HSNE test which shows coherence between teaching and assessment. Therefore, due to the results found, this study defends the different grammar conception use in the classroom, such as those presented by Possenti 1996 (the normative, the descriptive and the gerative/internalized), to fulfill the objective of a more critical and citizen education of the student. Specifically, this work corroborates studies that defend the teaching of grammar, taking into account the support of a more scientific/generative grammar in schools, such as Kenedy (2013), Oliveira and Quarezemin (2016), Pilati (2017), Medeiros Junior and Simioni (2020), Perini (2010), Duarte (1989), Câmara Jr. (2004[1970]), Kato (2005), Vieira; Brandão (2007), and Faraco (2008), so that the cultured language modality grammatical phenomena teaching can be better understood by the student, as well as the understanding of their linguistic system (PILATI, 2017).
Palavras-chave: Gramática
Linguística
Livro didático
Colocação Pronominal Clític
Exame Nacional do Ensino Médio
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4605
Data do documento: 17-Ago-2021
Nível: Mestrado
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