Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4609
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Binotto, Rosane Rossato-
dc.contributor.referee1Fioreze, Leandra Anversa-
dc.contributor.referee2Scheffer, Nilce Fátima-
dc.creatorBarbieri, Leandra-
dc.date2021-09-08-
dc.date.accessioned2021-10-28T14:21:25Z-
dc.date.available2021-10-20-
dc.date.available2021-10-28T14:21:25Z-
dc.date.issued2021-09-08-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4609-
dc.description.abstractIn this paper is related a didactic sequence for the Financial Education study, under view the Critical Mathematic Education, identifying learning environment in these activities. It is constituted in a propositive qualitative research with production of a script to propose a didactic sequence that could be applied in high school, regardless of grade. However, The New High School is referred to for this work, because with its implementation, the student has the option to choose the elective curriculum component of Financial Education. The data analyzed through categories include activities of this teaching proposal. The choice of theme is justified on the basis of observation with respect to indecision of the students related to issues of consumption, financial planning and budget. In others academic studies analyzed with the same theme are emphasized the issue of work from the daily lives of students, so the relevance of a critical approach to the concepts of Financial Education. With the presentation and development of this proposed didactic sequence, the expectation is that students will investigate, test, simulate, solve the proposed problems moving through different learning environments, expanding the possibilities of a complete training in content development, besides acting in action and reflection processes, using mathematical knowledge studied. Finally, It aims so that this approach can interfere critically and responsibly in actions that require decision making relating to financial issues of the daily lives of students and also their families.pt_BR
dc.description.resumoApresenta-se proposta de sequência didática para o estudo de Educação Financeira sob a ótica da Educação Matemática Crítica identificando ambientes de aprendizagem nestas atividades. Constitui-se em uma pesquisa qualitativa propositiva com produção de roteiro para proposta de sequência didática que poderá ser aplicada no Ensino Médio, independente da série. Entretanto, referencia-se para esse trabalho o Novo Ensino Médio, pois com a implementação do mesmo, o estudante tem a opção em fazer a escolha pelo componente curricular eletivo de Educação Financeira. Os dados analisados, por meio de categorias, compreendem atividades desta proposta didática. A escolha do tema justifica-se em função da observação com relação a indecisão dos estudantes referente às questões de consumo, planejamento e orçamento financeiros. Em outros trabalhos acadêmicos analisados com a mesma temática se enfatiza a questão do trabalho a partir do cotidiano dos estudantes, assim a relevância de uma abordagem de maneira crítica em relação aos conceitos da Educação Financeira. Com a apresentação e o desenvolvimento dessa proposta de sequência didática, a expectativa é de que os estudantes investiguem, testem, simulem, resolvam os problemas propostos movendo-se por diferentes ambientes de aprendizagem, ampliando as possibilidades de uma formação completa no desenvolvimento dos conteúdos, além da atuação em processos de ação e reflexão, usando-se dos conhecimentos matemáticos estudados. Almeja-se então que esta abordagem possa interferir de forma crítica e responsável em ações que sejam exigidas a tomada de decisão referente a questões financeiras do cotidiano dos estudantes e também de seus familiares.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2021-10-20T14:08:04Z No. of bitstreams: 1 BARBIERI.pdf: 1115264 bytes, checksum: 49ad80c2878cc1f4a8eb46177b4ab71a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-10-28T14:21:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BARBIERI.pdf: 1115264 bytes, checksum: 49ad80c2878cc1f4a8eb46177b4ab71a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-28T14:21:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BARBIERI.pdf: 1115264 bytes, checksum: 49ad80c2878cc1f4a8eb46177b4ab71a (MD5) Previous issue date: 2021-09-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titleEducação financeira: uma proposta didática explorando ambientes de aprendizagem à luz da matemática críticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestrado profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BARBIERI.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.