Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/462
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Rodrigo Manoel Dias da | - |
dc.contributor.referee1 | Coan, Cherlei Márcia | - |
dc.contributor.referee2 | Lorenzon, Fernando Arnold | - |
dc.creator | Menegaz, Marina | - |
dc.date | 2015-08-03 | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-22T14:58:37Z | - |
dc.date.available | 2016-01-20 | - |
dc.date.available | 2017-06-22T14:58:37Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-21 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/462 | - |
dc.description.resumo | Atualmente, o número de estudos sobre diversidade cultural desenvolvidos no contexto educacional vem se ampliando, constatada a sua relevância tanto para os avanços sonhados na educação, quanto para o desenvolvimento de educadores conscientes de seu papel social. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo investigar a produção científica sobre diversidade cultural na formação de professores dos últimos cinco anos (2009-2013), por meio da análise de publicações periódicas. Após consulta a três periódicos, a saber: Revista Brasileira de Educação, Revista Educação & Sociedade, e Revista Educação & Realidade, nove trabalhos foram analisados em relação ao tema em destaque. Os resultados mostraram, de maneira geral, um número significativo de publicações sobre os temas, formação de professores e diversidade cultural, de maneira isolada. A maior parte dos trabalhos vem sendo desenvolvidos, com relação à diversidade, sob as perspectivas multiculturais e interculturais, as quais visam o reconhecimento e valorização das diferenças culturais, e com relação a formação de professores, sob a perspectiva de formação continuada e dos desafios enfrentados pelos professores em sua prática diária. A análise demonstrou que, embora se possa notar uma produção constante e significativa de trabalhos sobre os temas formação de professores e diversidade cultural, de maneira isolada, ainda existem lacunas e poucos trabalhos sobre o tema formação de professores para a diversidade cultural, mas os analisados demonstram uma preocupação com uma formação que dê suporte aos educadores para poderem atuar frente à diversidade cultural presente nas salas de aula de modo a acolher a todos, contribuindo assim para o sucesso escolar de seus educandos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-06-21T12:51:20Z No. of bitstreams: 1 MENEGAZ.PDF: 519815 bytes, checksum: 236297136d6f3b515eafb6dbe2ecb43e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-22T14:58:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MENEGAZ.PDF: 519815 bytes, checksum: 236297136d6f3b515eafb6dbe2ecb43e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-06-22T14:58:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MENEGAZ.PDF: 519815 bytes, checksum: 236297136d6f3b515eafb6dbe2ecb43e (MD5) Previous issue date: 2017-06-21 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Diversidade cultural | pt_BR |
dc.subject | Produção científica | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | O debate contemporâneo sobre a diversidade cultural na formação de professores : uma análise de publicações em periódicos | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Sociais - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MENEGAZ.PDF | 507,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.