Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/462
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Rodrigo Manoel Dias da-
dc.contributor.referee1Coan, Cherlei Márcia-
dc.contributor.referee2Lorenzon, Fernando Arnold-
dc.creatorMenegaz, Marina-
dc.date2015-08-03-
dc.date.accessioned2017-06-22T14:58:37Z-
dc.date.available2016-01-20-
dc.date.available2017-06-22T14:58:37Z-
dc.date.issued2017-06-21-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/462-
dc.description.resumoAtualmente, o número de estudos sobre diversidade cultural desenvolvidos no contexto educacional vem se ampliando, constatada a sua relevância tanto para os avanços sonhados na educação, quanto para o desenvolvimento de educadores conscientes de seu papel social. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo investigar a produção científica sobre diversidade cultural na formação de professores dos últimos cinco anos (2009-2013), por meio da análise de publicações periódicas. Após consulta a três periódicos, a saber: Revista Brasileira de Educação, Revista Educação & Sociedade, e Revista Educação & Realidade, nove trabalhos foram analisados em relação ao tema em destaque. Os resultados mostraram, de maneira geral, um número significativo de publicações sobre os temas, formação de professores e diversidade cultural, de maneira isolada. A maior parte dos trabalhos vem sendo desenvolvidos, com relação à diversidade, sob as perspectivas multiculturais e interculturais, as quais visam o reconhecimento e valorização das diferenças culturais, e com relação a formação de professores, sob a perspectiva de formação continuada e dos desafios enfrentados pelos professores em sua prática diária. A análise demonstrou que, embora se possa notar uma produção constante e significativa de trabalhos sobre os temas formação de professores e diversidade cultural, de maneira isolada, ainda existem lacunas e poucos trabalhos sobre o tema formação de professores para a diversidade cultural, mas os analisados demonstram uma preocupação com uma formação que dê suporte aos educadores para poderem atuar frente à diversidade cultural presente nas salas de aula de modo a acolher a todos, contribuindo assim para o sucesso escolar de seus educandos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-06-21T12:51:20Z No. of bitstreams: 1 MENEGAZ.PDF: 519815 bytes, checksum: 236297136d6f3b515eafb6dbe2ecb43e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-22T14:58:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MENEGAZ.PDF: 519815 bytes, checksum: 236297136d6f3b515eafb6dbe2ecb43e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-22T14:58:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MENEGAZ.PDF: 519815 bytes, checksum: 236297136d6f3b515eafb6dbe2ecb43e (MD5) Previous issue date: 2017-06-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleO debate contemporâneo sobre a diversidade cultural na formação de professores : uma análise de publicações em periódicospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MENEGAZ.PDF507,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.