Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/462
Type: | Monografia |
Título : | O debate contemporâneo sobre a diversidade cultural na formação de professores : uma análise de publicações em periódicos |
Author: | Menegaz, Marina |
First advisor: | Silva, Rodrigo Manoel Dias da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Coan, Cherlei Márcia |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lorenzon, Fernando Arnold |
Resume: | Atualmente, o número de estudos sobre diversidade cultural desenvolvidos no contexto educacional vem se ampliando, constatada a sua relevância tanto para os avanços sonhados na educação, quanto para o desenvolvimento de educadores conscientes de seu papel social. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo investigar a produção científica sobre diversidade cultural na formação de professores dos últimos cinco anos (2009-2013), por meio da análise de publicações periódicas. Após consulta a três periódicos, a saber: Revista Brasileira de Educação, Revista Educação & Sociedade, e Revista Educação & Realidade, nove trabalhos foram analisados em relação ao tema em destaque. Os resultados mostraram, de maneira geral, um número significativo de publicações sobre os temas, formação de professores e diversidade cultural, de maneira isolada. A maior parte dos trabalhos vem sendo desenvolvidos, com relação à diversidade, sob as perspectivas multiculturais e interculturais, as quais visam o reconhecimento e valorização das diferenças culturais, e com relação a formação de professores, sob a perspectiva de formação continuada e dos desafios enfrentados pelos professores em sua prática diária. A análise demonstrou que, embora se possa notar uma produção constante e significativa de trabalhos sobre os temas formação de professores e diversidade cultural, de maneira isolada, ainda existem lacunas e poucos trabalhos sobre o tema formação de professores para a diversidade cultural, mas os analisados demonstram uma preocupação com uma formação que dê suporte aos educadores para poderem atuar frente à diversidade cultural presente nas salas de aula de modo a acolher a todos, contribuindo assim para o sucesso escolar de seus educandos. |
Palabras clave : | Diversidade cultural Produção científica Formação de professores Prática pedagógica |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/462 |
Fecha de publicación : | 21-jun-2017 |
Aparece en las colecciones: | Ciências Sociais - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MENEGAZ.PDF | 507,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.