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Tipo: Dissertação
Título: Análise espaço-temporal da influência de rodovias na cobertura florestal em seu entorno
Autor(es): Wendland, Maiara Jaquelini
Primeiro Orientador: Hartmann, Paulo Afonso
Primeiro membro da banca: Kozenieski, Éverton de Moraes
Segundo membro da banca: Coelho, Geraldo Ceni
Resumo: Os empreendimentos lineares, dentre eles as estradas e rodovias, provocam alterações físicas e biológicas no seu eixo de implantação e influenciam fortemente na dinâmica da paisagem em seu entorno. Os impactos ocorrem no momento da implantação da rodovia e continuam influenciando ao longo dos anos, principalmente na cobertura florestal. Neste sentido, compreender como a as rodovias influenciam no uso e cobertura da terra é importante para entender e estimar os impactos nas paisagens ao seu redor. O objetivo deste estudo foi analisar a influência de duas rodovias na cobertura florestal no seu entorno em uma região de floresta subtropical no sul do Brasil. Foram selecionados dois trechos de rodovias que diferissem em termos de estrutura da rodovia e volume e características de tráfego. Com base nestes critérios, foram analisados trechos de 20 km de extensão das rodovias BR 153 e RS 420. Por meio do uso de ferramentas de geoprocessamento e dados disponibilizados pelo sistema MapBiomas foram realizados mapas espaço-temporais, a partir de buffers a cada 1 km, chegando a 3 km da rodovia e em diferentes anos (1985 e 2019). Para o cálculo das métricas dos fragmentos utilizou-se a calculadora do software Qgis, mensurando a área de cada fragmento, a distância da rodovia ao centroide e o índice de circularidade. As médias dos diferentes conjuntos de dados para as rodovias e entre os anos foram comparados com a análise de variância simples (ANOVA). Para verificar se houve diferenças na área florestal entre os anos utilizou-se o teste de qui quadrado (χ2), com o programa Statistica. Ao longo dos anos, houve uma redução de área de floresta nativa e aumento da áreade floresta plantada, principalmente na área mais próxima da rodovia. De forma geral, o entorno das rodovias apresentou menor fragmentação, maior área florestal e fragmentos maiores, com maior índice de circularidade, nos buffers mais distantes da rodovia. Ou seja, áreas mais próximas as rodovias tendem a ter maior fragmentação, menor cobertura florestal e, como consequência, mais impactos ambientais. Ambas as rodovias influenciaram entorno, sendo maiores os impactos na rodovia de maior porte.
Abstract/Resumen: Linear projects, including roads and highways, cause physical and biological changes in their implementation axis and strongly influence the dynamics of the surrounding landscape. The impacts occur at the time of the highway's implementation and continue to influence over the years, mainly in the forest cover. In this sense, understanding how the distribution of roads influences land use and land cover is important to estimate impacts on natural landscapes. This study aimed to analyze the influence of two highways on the surrounding forest cover in a subtropical forest region in southern Brazil. Two stretches of highways that differed in terms of highway structure, traffic volume, and characteristics were selected. Based on these criteria, stretches of 20 km of extension of the BR 153 and RS 420 highways were analyzed. Through the use of geoprocessing tools and data provided by the MapBiomas system, spatiotemporal maps were created from buffers every 1 km, reaching 3 km from the highway and in different years (1985 and 2019). To calculate the metrics of the fragments, the QGIS software calculator was used, where the area of each fragment, the distance from the road to the centroid, and the circularity index were measured. To analyze the means of the different sets of data for the highways and between the years, the simple analysis of variance (ANOVA) was used. To verify if there were differences in the forest area between years, the chi qui test (χ2) was performed, by applying the Statistica program. Over the years, there has been a reduction in the area of native forest and an increase in the number of planted forest, especially in the area closest to the highway. In general, the highways presented less fragmentation, larger forest area, and larger fragments, with a higher circularity index in the buffers further away from the highway. In other words, areas closer to highways tend to have greater fragmentation, less forest cover, and, as a consequence, more environmental impacts. Both highways influenced the surroundings, with greater impacts on the larger highway.
Palavras-chave: Estradas
Paisagem
Conservação
Uso do terra
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4639
Data do documento: 2021
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental

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