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dc.contributor.advisor1Carvalho, Rodrigo Saballa de-
dc.contributor.referee1Paim, Marilane Maria Wolff-
dc.creatorDal Bosco, Vânia Oliveira-
dc.date2015-12-02-
dc.date.accessioned2017-06-22T14:59:18Z-
dc.date.available2015-12-25-
dc.date.available2017-06-22T14:59:18Z-
dc.date.issued2017-06-21-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/463-
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta a relevância do trabalho com a Avaliação na Educação Infantil, tendo em vista a invenção da criança escolar nos pareceres descritivos. Desse modo, volta-se para a crítica e reflexão sobre o trabalho pedagógico, problematizando as narrativas que são produzidas pelos docentes em relação à criança onde se descreve a sequência de atividades que devem cumprir ao entrar na escola, transformando-a num ser escolarizado, condicionado a atender normas da instituição de ensino e sobre tal figura traça-se inúmeras apreciações que tomam forma na escrita desses pareceres. Para tanto, defini como importantes os seguintes objetivos: identificar, nos Referenciais Curriculares Nacionais de Educação Infantil e Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil, as orientações para as práticas avaliativas nas escolas; analisar como os pareceres descritivos descrevem as crianças a partir de um modelo escolar que encontra sintonia com as avaliações classificatórias realizadas no ensino fundamental e evidenciar a documentação pedagógica como uma alternativa viável de realizar uma avaliação que torne visível a aprendizagem das crianças, em contraposição a utilização exclusiva de pareceres descritivos como estratégia de avaliação das crianças. Para concluir, apresento algumas proposições como a prática de relatórios de avaliação e a produção de portfólios que já são usadas em algumas escolas brasileiras, mas com outras finalidades. Os resultados possibilitaram a percepção em relação às diferentes maneiras de avaliar a aprendizagem das crianças, trazendo exemplos de uma avaliação formativa que se desenvolve durante o processo de ensino-aprendizagem em oposição aos modelos tradicionais que classificam as crianças sobre resultados programados apenas ao final do trimestre. A documentação pedagógica foi demonstrada como uma possibilidade de avaliação e que pode ser realizada através dos portfólios, permitindo que o professor reflita sobre a adequabilidade de suas propostas e valorizando a participação da criança, além de dar visibilidade as práticas pedagógicas e as interações das crianças realizadas no contexto escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-06-21T18:18:18Z No. of bitstreams: 1 DAL BOSCO.PDF: 2196360 bytes, checksum: 777fda1677d78c8aee6819b924d0f8f1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-22T14:59:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DAL BOSCO.PDF: 2196360 bytes, checksum: 777fda1677d78c8aee6819b924d0f8f1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-22T14:59:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DAL BOSCO.PDF: 2196360 bytes, checksum: 777fda1677d78c8aee6819b924d0f8f1 (MD5) Previous issue date: 2017-06-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação escolarpt_BR
dc.subjectParecer descritivopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.titleAvaliação na educação infantil : a invenção da criança escolar nos pareceres da educação infantilpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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