Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4640
Tipo: Dissertação
Título: Expectativas de famílias de crianças da pré-escola em relação ao trabalho pedagógico na educação infantil
Autor(es): Hoscharuck, Jaqueline
Primeiro Orientador: Bittencourt, Zoraia Aguiar
Primeiro membro da banca: Santos, Almir Paulo dos
Segundo membro da banca: Carvalho, Rodrigo Saballa de
Resumo: A presente pesquisa apresenta a Dissertação produzida no curso de Pós-Graduação Profissional em Educação, stricto sensu, na Linha de Pesquisa Processos Pedagógicos, Políticas e Gestão Educacional. O estudo tem por objetivo compreender as expectativas das famílias de crianças da pré-escola com relação ao trabalho pedagógico a ser desenvolvido na Educação Infantil pelas escolas no município de Marcelino Ramos/RS. A abordagem do estudo é de origem qualitativa, com desenvolvimento de Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Documental e Pesquisa de Campo. A Pesquisa de Campo foi realizada através da entrega de questionários às famílias com crianças matriculadas na pré-escola do município de Marcelino Ramos/RS, e a análise dos dados coletados deu-se através da Análise de Conteúdo, de Bardin. A pesquisa conta com produto final, que foi a produção de um livreto com estratégias de aproximação e vinculação da escola infantil com as famílias, que foi entregue às escolas e professoras participantes do estudo. Concluiu-se com o estudo desenvolvido que a fase pré-escolar está rodeada de expectativas trazidas pelas famílias e também pelas crianças. Assim, os resultados da pesquisa apontam para a importância da parceria entre a escola e as famílias, sendo esta a oportunidade para trocas de informações, esclarecimento de dúvidas, diálogo efetivo, exposição do trabalho pedagógico a ser desenvolvido e dos objetivos propostos pela escola e pelas professoras para a fase pré-escolar. Fica clara, ainda, a importância de se firmar uma parceria sólida com as famílias, a necessidade de integrar família e escola com diálogo permanente e escuta sensível, tendo as famílias como aliadas e parceiras no desenvolvimento de um trabalho integrado e articulado que priorize a criança como protagonista das suas aprendizagens.
Abstract/Resumen: This research presents the thesis produced in the Professional Post-Graduation in Education, stricto sensu, in the Pedagogical Projects and Educational Management Research Line. The study aims to understand the expectations of children and families in preschool with regard to the pedagogical work to be developed in Kindergartens in Marcelino Ramos/RS. The study approach is of qualitative origin, with the development of Bibliographic Research, Documentary Research and Field Research. The Field Research was made by delivering questionnaires to families with children enrolled in preschool in the city of Marcelino Ramos/RS, and the analysis of the collected data was made through Bardin’s Content Analysis. The research also has a final product: the production of a booklet with strategies to approach and bind the kindergarten with the families, which was delivered to the schools and teachers who took part on the study. With the developed study, it was concluded that preschool stage is surrounded by expectations brought by families and children. Thus, the results of the research point out the importance of the partnership between schools and families, with that being the opportunity to the exchange of information, clarification of questions, effective dialogue, exposition of the pedagogical work to be developed and the proposed objectives by the school and the teachers to the preschool stage. Moreover, the importance of forming a solid partnership with the families becomes clear, as well as the necessity to integrate family and school with ongoing dialogue and sensible hearing, having families as allies and partners in the development of an integrated, articulated work that prioritizes the child as a protagonist of their learnings.
Palavras-chave: Família
Escola
Pré-escola
Educação Infantil
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4640
Data do documento: Ago-2021
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HOSCHARUCK.pdf6,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.