Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4644
Tipo: Dissertação
Título: Não aprendizagem da leitura e da escrita ao final dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas municipais de Erechim/RS
Autor(es): Buchkoski, Neiva Maria
Primeiro Orientador: Bittencourt, Zoraia Aguiar
Primeiro membro da banca: Sartori, Jerônimo
Segundo membro da banca: Schwartz, Suzana
Resumo: A presente Dissertação, intitulada “Não aprendizagem da leitura e da escrita ao final dos anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas municipais de Erechim/RS”, está diretamente relacionada aos aspectos pedagógicos do trabalho docente, cuja temática é a não aprendizagem da leitura e da escrita. A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação da UFFS - Campus Erechim, Linha de Pesquisa Processos Pedagógicos, Políticas e Processos Educacionais. O estudo tem como objetivo compreender e explicar os motivos pelos quais estudantes estão chegando ao 5º ano do Ensino Fundamental sem saber ler e escrever em escolas municipais de Erechim/RS na perspectiva dos seus professores, dos gestores da escola, dos seus pais e das próprias crianças. A escolha das escolas municipais de Erechim se deu devido a pesquisadora trabalhar no sistema de ensino e averiguar de forma empírica um grande número de alunos chegando ao 5º ano sem os conhecimentos básicos de leitura e de escrita. Esta investigação se originou a partir da seguinte questão: Quais os motivos pelos quais estudantes estão chegando ao 5º ano do Ensino Fundamental sem saber ler e escrever em escolas municipais de Erechim/RS na perspectiva dos seus professores, dos gestores da escola, dos seus pais e das próprias crianças? A pesquisa é de abordagem qualitativa, também de caráter bibliográfico, com base nos estudos de Colello (2007), Demo (2008), Schwartz (2016), Mortatti (2006), entre outros, e com uma pesquisa de Estado do Conhecimento na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) de publicações sobre a temática dos últimos 10 anos. Caracteriza-se, também, como uma pesquisa documental, com início na Constituição Federal de 1988 até o Plano Nacional de Alfabetização (PNA) e, ainda, como uma pesquisa de campo, colocada em prática a partir da entrega de questionários a 19 professores que atuam no 5º ano e a 4 coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental, e da realização de entrevistas semiestruturadas com 7 estudantes não alfabetizados matriculados no 5º ano e 8 responsáveis dos estudantes não alfabetizados, com o objetivo de compreender e explicar os motivos para a não aprendizagem da leitura e da escrita e as possíveis alternativas para sanar esta problemática. A partir da análise do material empírico, pode-se verificar que existem vários fatores para que os alunos cheguem ao 5º ano sem saber ler e escrever, destacando-se entre eles os que se referem aos aspectos sociais e psicológicos. Concluímos que estes motivos influenciam sim a aprendizagem dos alunos, mas não justificam a não aprendizagem da leitura e da escrita, pois o papel de ensinar a ler e a escrever é da escola, e não das famílias. Nessa perspectiva, se faz necessário investir em formações docentes de qualidade para que estes saibam realizar boas escolhas pedagógicas que contribuam para alfabetizar todos os alunos. Atentando aos requisitos do Mestrado, realizou-se um relatório com os resultados da pesquisa de campo, direcionado à Secretaria de Educação do Município de Erechim/RS, com os resultados e as conclusões da pesquisa.
Abstract/Resumen: This Dissertation, entitled "Non-learning of reading and writing at the end of the initial years of the elementary school in the municipal schools of Erechim/RS", is directly related to the pedagogical aspects of teaching work, whose theme is the non-learning of reading and writing. The research is linked to the Stricto Sensu Professional Graduate Program in Education at UFFS - Campus Erechim, in the Research Line: Pedagogical Processes, Policies, and Educational Processes. The study aims to understand and explain the reasons why students are reaching the 5th grade of elementary school without knowing how to read and write in municipal schools of Erechim/RS from the perspective of their teachers, school managers, their parents, and the children themselves. The choice of municipal schools in Erechim was due to the researcher working in the education system and empirically verifying a large number of students reaching the 5th grade without the basic knowledge of reading and writing. This research originated from the following question: What are the reasons why students are reaching the 5th grade of elementary school without knowing how to read and write in municipal schools in Erechim/RS from the perspective of their teachers, school managers, parents, and children themselves? The research is qualitative, based on the studies of Colello (2007), Demo (2008), Schwartz (2016), Mortatti (2006), among others. Research of State of Knowledge was developed in the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), with publications on the theme of the last 10 years. It is also characterized as documentary research, beginning in the Federal Constitution of 1988 until the National Literacy Plan (PNA). In addition, field research was developed, in which questionnaires were delivered to 19 teachers working in the 5th grade and 4 pedagogical coordinators of elementary school, and semi-structured interviews were conducted with 7 illiterate students enrolled in the 5th year and 8 guardians of non-literate students, with the objective of understanding and explaining the reasons for not learning reading and writing and the possible alternatives to address this problem. From the analysis of the empirical material, it can be verified that there are several factors for students to reach the 5th grade without knowing how to read and write, especially those related to social and psychological aspects. We conclude that these reasons influence students' learning, but do not justify not learning reading and writing, because the role of teaching reading and writing belongs to the school, not to the families. From this perspective, it is necessary to invest in quality teacher training so that they know how to make good pedagogical choices and can literacy all students. In compliance with the requirements of the Master's Degree, a report was carried out with the results of the field research, directed to the Department of Education of the Municipality of Erechim/RS, with the results and conclusions of the research.
Palavras-chave: Não aprendizagem da leitura e da escrita
Ensino Fundamental
Alfabetização. Avaliação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4644
Data do documento: Ago-2021
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BUCHKOSKI.pdf2,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.