Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4645
Tipo: Dissertação
Título: Ciências da natureza na Base Nacional Comum Curricular na perspectiva dos professores de ciências das escolas municipais de Erechim/RS
Autor(es): Kreps, Emanuele Ariane
Primeiro Orientador: Bittencourt, Zoraia Aguiar
Primeiro membro da banca: Ody, Leandro Carlos
Segundo membro da banca: Marquezan, Fernanda Figueira
Resumo: Esta pesquisa dedica-se ao estudo da Base Nacional Comum Curricular, especificamente em relação à área das Ciências da Natureza, quanto à percepção e aos desafios encontrados na implementação da BNCC pelos professores de Ciências do Ensino Fundamental do município de Erechim/RS. Diante disso, teve como objetivo geral diagnosticar e analisar as percepções e os desafios encontrados pelos professores de Ciências das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Erechim/RS a respeito da implementação e das mudanças trazidas à área de Ciências da Natureza pela Base Nacional Comum Curricular. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa a partir de revisão bibliográfica, de pesquisa documental, de pesquisa de Estado do Conhecimento e de pesquisa de campo, na qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 11 professores de Ciências do Ensino Fundamental Anos Finais de Escolas Públicas Municipais de Erechim/RS. A análise dos dados produzidos foi feita por meio da Análise de Conteúdo, de Bardin (2016). A partir dos dados analisados, foi possível verificar que a principal fonte de informação, citada pelas professoras participantes da pesquisa, sobre a BNCC foi a escola em que atuam, e a maioria das professoras apenas participou da formação oferecida pela SMED. Do mesmo modo, verificou-se que os principais desafios de implantação da BNCC na área das Ciências da Natureza são relacionados às mudanças e distribuição dos conteúdos, bem como à pandemia do Coronavírus. A partir de tais resultados, conclui-se que, quando alguma mudança de grande impacto ocorre na Educação, é necessário que os professores, escolas, Secretarias de Educação tenham suporte e apoio para colocar as mudanças em prática de maneira correta e eficiente. Da mesma forma, é necessário que os professores sejam mais ouvidos e que suas opiniões sejam levadas em consideração, justamente porque são eles que estão em sala de aula lidando com a consequência de todas as mudanças. Nesse sentido, a investigação sobre a implementação, a compreensão e as consequências da BNCC está longe de acabar. Por fim, a partir dos resultados, foi gerado um produto como alternativa para auxiliar os professores de Ciências da região a sanar algumas dúvidas.
Abstract/Resumen: This research is dedicated to the study of the National Common Curricular Base (BNCC), specifically concerning the area of Nature Sciences, regarding the perception and challenges presented in the implementation of the BNCC by elementary school science teachers in the municipality of Erechim/RS. Therefore, the general objective was to diagnose and analyze the perceptions and challenges faced by science teachers of the Municipal Elementary Schools of Erechim/RS regarding the implementation and changes brought to the area of Nature Sciences by the Common National Curriculum Base. Qualitative research was carried out based on a bibliographic review, documentary research, State of Knowledge research, and field research, in which semi-structured interviews were conducted with 11 teachers of Elementary School Sciences of Final Years of Municipal Public Schools of Erechim/RS. The analysis of the data produced was made through content analysis, by Bardin (2016). From the data analyzed, it was possible to verify that the main source of information, cited by the teachers participating in the research, about the BNCC was the school in which they work, and most of the teachers only participated in the training offered by SMED. Similarly, it was found that the main challenges of BNCC implementation in the area of Nature Sciences are related to changes and distribution of contents, as well as the coronavirus pandemic. Based on these results, it is concluded that when some drastic change occurs in Education, teachers, schools, Departments of Education must have support and support to put the changes into practice correctly and efficiently. Nevertheless, listening to the teachers as well as considering their opinions is paramount, as they are the ones inside the classroom having to deal with the consequences of all changes. In this sense, research into the implementation, understanding, and consequences of BNCC is far from over. Finally, a product was generated as an alternative to help science teachers in the region to answer some questions.
Palavras-chave: Ciências da Natureza
BNCC
Ensino Fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4645
Data do documento: Ago-2021
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KREPS.pdf4,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.