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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cordeiro, Maria Helena Baptista Vilares-
dc.contributor.referee1Concilio, Vicente-
dc.contributor.referee2Prandini, Regina Célia Almeida Rego-
dc.contributor.referee3Richit, Adriana-
dc.creatorCasanova, Estevan Graboski-
dc.date2021-10-10-
dc.date.accessioned2021-11-10T16:52:42Z-
dc.date.available2021-11-10-
dc.date.available2021-11-10T16:52:42Z-
dc.date.issued2021-10-10-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4658-
dc.description.abstractTeaching practice is an activity that causes several impacts on the physical and, above all, emotional health of teachers, leading to the compromise of their professional performance and their illness. This study aims to discuss the permanence, or not, of using the Spolin Games as a resource in education of teacher, to help them to deal with the predominantly emotional manifestations in their craft. The theoretical framework was built from the concept of functional integration described by Wallon, what allows to understand that emotions are under the domain of the affective dimension, which, in a dialectical relationship with the domain of the motor act and cognition, they form the fourth domain: the complete person. We write this dissertation through a bibliographical research, investigating how theatrical games, an essentially artistic experience, can favor the moment of catharsis, when the unpleasant emotions, which arise at the time of solving the proposed acting problem, are unloaded and even recognized from the scenic reality. By physicalizing emotions, making them concrete (domain of the motor act), the participants of the Spolin Games appropriate a repertoire of strategies to recognizing and controlling these emotions.Thus, in moments of predominantly emotional situations, when there is a preponderance of the affective domain, the use of these strategies can contribute to reestablish the balance of the three domains. The reflections developed in this work, built from the Wallon's theory, suggest that the use of theatrical games in teacher education, with the aim of promoting the teacher’s affectivity development, preparing them to deal with emotional preponderance situations, can be supported by two pillars: physicalization and evaluationpt_BR
dc.description.resumoA prática docente é uma atividade que causa diversos impactos na saúde física e, sobretudo, emocional dos professores, levando ao comprometimento de seu desempenho profissional e ao seu adoecimento. Este estudo propõe discutir a pertinência, ou não, de utilizar os jogos teatrais spolinianos como um recurso na formação de professores, para auxiliá-los a lidarem com as situações de alta temperatura emocional, em seu ofício. O enquadramento teórico foi construído tendo por base o conceito de integração funcional descrito por Wallon, o qual permite compreender que as emoções estão sob domínio da dimensão afetiva, que, numa relação dialética com o domínio do ato motor e da cognição, formam o quarto domínio: o da pessoa completa. Tecemos esta dissertação por meio de uma pesquisa de caráter bibliográfico, investigando como os jogos teatrais, uma vivência essencialmente artística, podem favorecer o momento da catarse, quando as emoções desagradáveis, que surgem no momento de resolver o problema de atuação proposto, são descarregadas e até mesmo reconhecidas a partir da realidade cênica. Ao fisicalizar as emoções tornando-as concretas (domínio do ato motor), os participantes dos Jogos Teatrais Spolinianos se apropriam de um repertório de estratégias para reconhecimento e controle dessas emoções. Assim, em momentos de alta temperatura emocional, em que ocorre uma preponderância do domínio afetivo, o uso dessas estratégias pode contribuir para que o equ ilíbrio dos três domínios seja restabelecido. As reflexões desenvolvidas neste trabalho a partir da teoria de Wallon sugerem que a utilização dos jogos teatrais na formação docente, com o objetivo de promover o desenvolvimento da pessoa dos professores, preparando-os para lidarem com situações de alta temperatura emocional, pode ser sustentada em dois pilares: o da fisicalização e o da avaliaçãopt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2021-11-10T13:49:10Z No. of bitstreams: 1 CASANOVA.pdf: 1119619 bytes, checksum: abecb4a3e7fabbebdc69fb5b9b0a71d4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-11-10T16:52:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CASANOVA.pdf: 1119619 bytes, checksum: abecb4a3e7fabbebdc69fb5b9b0a71d4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-10T16:52:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CASANOVA.pdf: 1119619 bytes, checksum: abecb4a3e7fabbebdc69fb5b9b0a71d4 (MD5) Previous issue date: 2021-10-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos teatriaspt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectTeatro e educaçãopt_BR
dc.subjectTerapiapt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectEstados emocionaispt_BR
dc.subjectFormação continuada do professorpt_BR
dc.titleJogos teatrais spolinianos na formação docente: recursos para enfrentamento de situações de alta temperatura emocionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
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