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Type: Dissertação
Título : Autopercepções emocionais de professores dos anos iniciais do ensino fundamental em início e final de carreira
Author: Bertolassi, Jonas Antônio
First advisor: Loss, Adriana Salete
metadata.dc.contributor.referee1: Nogaro, Arnaldo
metadata.dc.contributor.referee2: Rosa, Maria Geralda Oliver
metadata.dc.contributor.referee3: Bittencourt, Zoraia Aguiar
Resume: Este trabalho trata-se de uma pesquisa de dissertação submetida, ao Programa de Pós-Graduação stricto sensu no Mestrado Profissional em Educação da UFFS - Campus Erechim, na linha de pesquisa: processos pedagógicos, políticas e processos educacionais, para obtenção do título de mestre. A temática desta dissertação é voltada à formação de professores e suas autopercepções emocionais frente aos desafios da profissão. Partindo dessa realidade, emerge o problema desta investigação: como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no início e no final da carreira profissional, de escolas da rede estadual de ensino do município de Erechim, percebem-se emocionalmente, frente aos desafios da profissão? Tal problema evidencia que o professor precisa ser considerado em todas suas dimensões: pessoal, social e profissional. Nessa perspectiva, com o intuito de contribuir com o campo de pesquisas voltadas às especificidades que envolvem as emoções, especialmente no âmbito educacional, entrelaçado à problemática, definimos o objetivo geral, de identificar como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no início e no final da carreira profissional, de escolas da rede estadual de ensino do município de Erechim, percebem-se emocionalmente frente aos desafios da profissão. Para alcançar esse objetivo, a metodologia enquadrou-se em dois eixos, estudo bibliográfico e pesquisa de campo. A pesquisa de cunho bibliográfico amparou-se, principalmente, em autores da área da educação, estudiosos da inteligência emocional e da educação emocional, como Casassus (2009), Chabot e Chabot (2005), Marchesi (2008), Loss (2013, 2017), entre outros. Já a pesquisa de campo, de caráter qualitativo, com enfoque descritivo-interpretativo, apresentou como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada que foi direcionada a 14 professoras, sete em início de carreira, com até cinco anos de atuação, e sete em final de carreira, com mais de 20 anos de atuação, todas com formação em Pedagogia, atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, da Rede Estadual de Ensino do município de Erechim. Os resultados apontaram que as professoras em início de carreira percebem-se, em sua maioria, despreparadas, inseguras, reféns do medo, da ansiedade e da angústia e, além disso, explicitaram que se percebem cansadas e até mesmo frustradas pensando até em desistir da profissão. Em relação às professoras em final de carreira, a realidade não é diferente, além do desejo de abandono da profissão, as principais autopercepções desse grupo de docentes em relação à profissão são: tristeza, frustração, solidão, desmotivação, cansaço, desprezo, desvalorização, esgotamento revolta, debilitação, humilhação, entre outras. Segundo as participantes de ambos os grupos, essas autopercepções emergem, principalmente, por fatores de ordem político- estruturais, com desvalorização, insegurança diante das incertezas, precarização do plano de carreira, falta de incentivo, sobrecarga de trabalho, baixos salários, falta de infraestrutura e, sobretudo, falta de consideração e de investimento no bem-estar e na saúde emocional. Conclui-se com esta investigação que tanto a formação inicial como a formação continuada precisam passar por um processo de reinvenção e reestruturação, nos quais a educação emocional pode ser inserida como um mecanismo de ascensão para o desenvolvimento do bem-estar emocional na profissão docente.
Resumen : Este trabajo es una investigación de tesis presentada para la obtención del titulo de magister en el Programa de Posgrado Strictu sensu Maestría Profesional en Educación de la UFFS - Campus Erechim, en la línea de investigación: procesos pedagógicos, políticas y procesos educativos. El tema de esta disertación se centra en la formación del profesorado y sus autopercepciones emocionales frente a los desafíos de la profesión. A partir de esta realidad, surge el problema de esta investigación: ¿cómo los docentes de los primeros años de la escuela primaria, al inicio y al final de su carrera profesional, de las escuelas públicas del municipio de Erechim, se perciben emocionalmente ante los desafíos de la profesión? Este problema muestra que el docente necesita ser considerado en todas sus dimensiones: personal, social y profesional. Desde esta perspectiva, con el fin de contribuir al campo de investigación dirigido a las especificidades que involucran emociones, especialmente en el ámbito educativo, entrelazadas con el tema, definimos el objetivo general, identificar cómo los docentes en los primeros años de la escuela primaria, al inicio y al final de su carrera profesional, desde las escuelas del sistema educativo províncial en la ciudad de Erechim, se perciben emocionalmente, enfrentando los desafíos de la profesión. Para lograr este objetivo, la metodología se enmarcó en dos ejes, estudio bibliográfico e investigación de campo. La investigación bibliográfica fue apoyada principalmente por autores en el campo de la educación, estudiosos de la inteligencia emocional y la educación emocional, como Casassus (2009), Chabot e Chabot (2005), Marchesi (2008), Loss (2013a, 2017a), entre otros. La investigación de campo, de carácter cualitativo, con enfoque descriptivo-interpretativo, presentó como instrumento de recolección de datos una entrevista semiestructurada que fue dirigida a 14 docentes, 7 al inicio de su carrera, con hasta cinco años de experiencia y 7 al final de la carrera, con más de 20 años de experiencia, todos con un título en Pedagogía, trabajando en los primeros años de la Escuela Primaria, en la rede provincial de Educación de la ciudad de Erechim. Los resultados mostraron que los docentes al inicio de sus carreras se autoperciben mayoritariamente desprevenidos, inseguros, rehenes del miedo, la ansiedad y la angustia, y, además, explican que se sienten cansados y frustrados, incluso pensando en dejar la profesión. En cuanto a los docentes al final de sus carreras, la realidad no es diferente, además del deseo de abandonar la profesión, las principales autopercepciones de este grupo de docentes en relación a la profesión son: tristeza, frustración, soledad, desmotivación, cansancio, desprecio, desvalorización, agotamiento, enfado, debilitamiento, humillación, entre otros. Según los participantes de ambos grupos, estas percepciones surgen principalmente de factores políticos estructurales, con devaluación, inseguridad ante incertidumbres, planes de carrera precarios, falta de incentivos, sobrecarga de trabajo, bajos salarios, falta de infraestructura y, sobre todo, falta de consideración e inversión en bienestar y salud emocional. Concluye con esta investigación que tanto la formación inicial como la formación continua necesitan pasar por un proceso de reinvención y reestructuración, a partir del cual la educación emocional puede insertarse como un mecanismo naciente para el desarrollo del bienestar emocional en la profesión docente.
Palabras clave : Formação de professores
Educação emocional
Processos formativos e educativos
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4661
Fecha de publicación : ago-2021
metadata.dc.level: Mestrado
Aparece en las colecciones: Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

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