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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4662
Tipo: | Dissertação |
Título: | Política Pública de Saúde à População Quilombola: a realidade de Sertão/RS |
Autor(es): | Figueiredo, Aline Martins de |
Primeiro Orientador: | Gritti, Isabel Rosa |
Primeiro membro da banca: | Sartori, Jerônimo |
Segundo membro da banca: | Ribeiro Junior, Halferd Carlos |
Terceiro membro da banca: | Gritti, Leandro Antônio |
Resumo: | A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra define os princípios, a marca, os objetivos, as diretrizes, as estratégias e as responsabilidades de gestão, e é voltada para a melhoria das condições de saúde desse segmento da população. A mesma inclui ações de cuidado, atenção, promoção à saúde e prevenção de doenças, bem como a gestão participativa, a participação popular, o controle social, a produção de conhecimento, a formação e educação permanentes para trabalhadores de saúde, visando à promoção da equidade em relação à saúde da população negra. Dessa forma, o propósito deste estudo está ligado à trajetória profissional da pesquisadora, principalmente, no que tange à Aplicação da Política Pública de Saúde, uma vez que fez parte de todo o período de sua formação acadêmica. Também busca respostas às questões que se apresentam no sistema de saúde, tais como: os limitados acessos, a desinformação da população, as demandas não atendidas, a partir de uma população pouco numerosa. Ainda pretendeu-se analisar em que medida o direito à saúde é aplicado e que fatores influenciam neste processo. Apoiado num referencial teórico significativo, no depoimento dos usuários e dos técnicos da saúde do município, o resultado da investigação mostrou que a população quilombola do município de Sertão tem seus acessos aos serviços de saúde limitados. Tais limitações, bem como, os atrasos nos repasses de recursos à saúde direcionados à população específica consideram a inexistência de dados de atendimentos e situações de adoecimentos, o que inviabiliza planos de ação promotores de saúde. |
Abstract/Resumen: | The National Policy for Comprehensive Health of the Black Population defines the principles, brand, objectives, guidelines, strategies and management responsibilities, and is aimed at improving the health conditions of this segment of the population. It includes actions of care, attention, health promotion and disease prevention, as well as participatory management, popular participation, social control, knowledge production, permanent training and education for health workers, aiming at the promotion of equity in relation to the health of the black population. Thus, the purpose of this study is linked to the researcher's professional trajectory, especially with regard to the Application of Public Health Policy, since she was part of the entire period of her academic training. It also seeks answers to questions that arise in the health system, such as: limited access, disinformation of the population, unmet demands, from a small population. It was also intended to analyze the extent to which the right to health is applied and what factors influence this process. Supported by a significant theoretical framework, in the testimony of users and health technicians in the municipality, the result of the investigation showed that the quilombola population in the municipality of Sertão has limited access to health services. Such limitations, as well as delays in the transfer of health resources to the specific population, consider the lack of data on care and situations of illness, which makes health-promoting action plans unfeasible. |
Palavras-chave: | População Quilombola Política de Saúde Atenção à saúde |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4662 |
Data do documento: | Fev-2021 |
Nível: | Mestrado |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
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