Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4664
Tipo: Dissertação
Título: A articulação de saberes docentes em um curso de licenciatura em química por meio da prática como componente curricular
Autor(es): Silva, Emanuelly Wouters
Primeiro Orientador: Sartori, Jerônimo
Primeiro membro da banca: München, Sinara
Segundo membro da banca: Fávero, Altair Alberto
Terceiro membro da banca: Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana
Resumo: A formação inicial como base para começar a caminhada ao constituir-se docente é alicerçada por meio de diferentes saberes. A temática dessa dissertação refere-se à articulação de Saberes Docentes em um curso de licenciatura em Química, considerando as possibilidades oferecidas pela Prática como Componente Curricular (PCC). Para isso, desenvolvi esta pesquisa de abordagem qualitativa, focada no Estudo de Caso, tendo como investigados os egressos, quatro professores e a coordenadora do curso, com o propósito de investigar as contribuições do componente no que se refere à articulação de Saberes Docentes. A pesquisa qualitativa em forma de Estudo de Caso foi escolhida tendo em vista que o objeto de estudo é carregado de ideologias e subjetividades e, que o locus da pesquisa apresenta características particulares e não universais (ALVES, 1981; LUDKE e ANDRÉ, 1986; MINAYO e DESLANDES, 2002). O objetivo que norteia o estudo é: compreender de que forma a Prática como Componente Curricular do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Farroupilha - campus Panambi contribuiu no processo de formação dos egressos para a articulação de Saberes Docentes. Como método de coleta de dados, segui a premissa de Bauer e Gaskell (2002) sobre instrumentos que expressem as características de um grupo social por meio das opiniões dos atores sociais e que valorizem as experiências individuais dos participantes. Assim, utilizei entrevistas, com os professores, e questionários, com os egressos, ambos elaborados de forma aberta (GIL, 2008) com objetivo de não engessar as respostas dos sujeitos. O aporte teórico foi feito com base em reflexões sobre os Saberes Docentes na perspectiva de Pimenta (1997) e sobre a Formação Inicial de Professores segundo Silva e Schnetzler (2005; 2008) e Nóvoa (1992), além dos documentos que regulamentam a Prática como Componente Curricular. Os resultados da investigação apontaram que as principais formas de articulação de Saberes Docentes por meio da Prática como Componente Curricular são: o contato com a prática educativa; o desenvolvimento de atividades de professor; a articulação entre teoria e prática; a elaboração de projetos; o compartilhamento de experiências; e a reflexão dos processos realizados. Os saberes necessários à docência, segundo os participantes são: saber do conhecimento, saber pedagógico, saber da experiência, saber da ação pedagógica, saber da relação professor aluno, saber da inclusão, saber político, saber curricular, saber do compromisso e saber da comunicação. Tais contribuições permitem concluir que o licenciando está sempre em processo de articulação de Saberes Docentes quando desenvolve a PCC, pois, possibilita conhecer a escola, planejar, estudar o conteúdo e desenvolver a prática.
Abstract/Resumen: Initial education as a basis to start the journey when becoming a teacher is based on different knowledge. This dissertation theme refers to the articulation of Teaching Knowledge in a graduation course in Chemistry, considering the possibilities offered by Practice as a Curricular Component (PCC). For this, I developed this research with a qualitative approach, focused on the Case Study, investigating the graduates, four teachers, and the course coordinator, to investigate the component's contributions regarding the articulation of Teaching Knowledge. Qualitative research in the form of a Case Study was chosen considering that the study object is loaded with ideologies and subjectivities and, that the research locus has particular and not universal characteristics (ALVES, 1981; LUDKE e ANDRÉ, 1986; MINAYO e DESLANDES, 2002). The objective that guides the study is: to understand how Practice as a Curricular Component of the Chemistry Graduation course at the Instituto Federal Farroupilha - campus Panambi contributed to the process of training graduates to articulate Teaching Knowledge. As a method of data collection, I followed the premise of Bauer and Gaskell (2002) on instruments that express the characteristics of a social group through the opinions of social actors and that value the participants' individual experiences. Then, I used interviews, with teachers, and questionnaires, with graduates, both elaborated in an open way (GIL, 2008) with the objective of not limiting the subjects' responses. The theoretical contribution was made based on reflections on Teaching Knowledge from the perspective of Pimenta (1997) and on the Initial Teacher Education according to Silva and Schnetzler (2005; 2008) and Nóvoa (1992), in addition to the documents that regulate the Practice as a Curricular Component. The results of the investigation pointed that the main forms of articulation of Teaching Knowledge through Practice as a Curricular Component are: contact with educational practice; the development of teacher activities; the articulation between theory and practice; projects elaboration; sharing experiences; and the reflection of the processes carried out. The knowledge needed for teaching, according to the participants, are learning knowledge, pedagogical knowledge, experience knowledge, knowledge of pedagogical action, teacher-student relationship knowledge, inclusion knowledge, politics knowledge, curriculum knowledge, commitment knowledge, and communication knowledge. Such contributions allow us to conclude that the undergraduate student is always in the process of articulating Teaching Knowledge when he develops the PCC, therefore, it makes it possible to get to know the school, plan, study the content and develop the practice.
Palavras-chave: Prática como Componente Curricular
Saberes Docentes
Formação Inicial de Professores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4664
Data do documento: Abr-2021
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA.pdf876,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.