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Tipo: Dissertação
Título: Inovação pedagógica e engagement de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva dos professores de escolas privadas de Erechim/RS
Autor(es): Scatolin, Patrícia
Primeiro Orientador: Bittencourt, Zoraia Aguiar
Primeiro membro da banca: Santos, Almir Paulo dos
Segundo membro da banca: Spagnolo, Carla
Terceiro membro da banca: Vitória, Maria Inês Corte
Resumo: A presente Dissertação discorre sobre os conceitos de Inovação Pedagógica e Engagement estudantil, aqui tratado como envolvimento dos estudantes, a partir da articulação entre a teoria e a realidade investigada. O objetivo central desta pesquisa se constitui em compreender a relação existente entre o engagement de estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e as práticas pedagógicas inovadoras de escolas privadas de Erechim/RS. Para atingir o objetivo central desta pesquisa, foi necessário estabelecer alguns objetivos específicos, sendo estes: Analisar aporte teórico referente a práticas pedagógicas inovadoras e Engagement estudantil; Identificar os fatores que contribuem para o Engagement dos estudantes a partir desta análise teórica; Estabelecer diferenciações entre as práticas pedagógicas tradicionais e inovadoras apresentadas em estudos relativos à temática; Constatar as características que compõem uma prática inovadora a partir do conceito de inovação pedagógica construído pelos professores; Identificar exemplos de práticas pedagógicas inovadoras compreendidas pelos próprios docentes; Construir indicadores de inovação pedagógica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir dos dados construídos. Os conceitos centrais desta pesquisa foram tratados a partir de autores que contribuíram com a discussão teórica e científica da mesma. Os principais autores consultados foram Tardiff e Lessard (2012), Cunha (2012) e Freire (2013; 2019) para abordar o conceito de práticas pedagógicas e Rigo, Moreira e Vitória (2018) e Martins e Ribeiro (2017) para conceituar engagement estudantil. A pesquisa realizada é de natureza qualitativa e efetivou-se a partir de uma investigação com professoras regentes de turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de escolas da rede privada de ensino localizadas na cidade de Erechim/RS. A construção de dados deu-se, inicialmente, pelo intermédio de um questionário on-line encaminhado às professoras por meio da equipe gestora das instituições participantes, totalizando a participação de 16 professoras que responderam ao questionário com perguntas referentes à sua compreensão dos conceitos de Inovação Pedagógica e do envolvimento dos estudantes, além de exemplos de propostas desenvolvidas por elas e da indicação de uma colega de profissão considerada inovadora em suas práticas pedagógicas. Destas indicações, cinco professoras aceitaram o convite para a realização de uma entrevista semiestruturada a fim de discorrer de maneira mais aprofundada sobre suas concepções e práticas. A análise dos dados construídos ao longo da pesquisa aponta para um conceito de inovação pedagógica construído pelas professoras participantes com destaque à ruptura de concepções e práticas tradicionais, ao olhar atento e escuta sensível do estudante, à realização de propostas que se articulem com o contexto da turma, à utilização de recursos tecnológicos e à promoção de estratégias para envolver os estudantes. Esses aspectos foram os mais citados pelas docentes ao longo de seus discursos, com destaque ao último, e elucidam um conceito de inovação pedagógica de compreensão, valorização e interferência na realidade. No que diz respeito ao conceito de engagement estudantil, foi possível perceber que, segundo as docentes, o engajamento dos estudantes é percebido quando há um ambiente acolhedor e um clima confortável a fim de que o estudante possa se expressar. Essa oportunidade de expressão, por sua vez, permite que se compreenda a realidade da turma e se estabeleça relação entre as propostas realizadas, que devem ser diversificadas e desafiadoras, e o contexto. Conclui-se, portanto, que há uma estreita relação entre os conceitos centrais desta pesquisa, uma vez que, quando desenvolvidas, as práticas pedagógicas inovadoras objetivam, principalmente, contribuir com o envolvimento dos estudantes. O engagement, por sua vez, se manifesta em práticas semelhantes àquelas consideradas inovadoras pelas professoras participantes.
Abstract/Resumen: The present dissertation discusses the concepts of Pedagogical Innovation and student engagement, here treated as student involvement, from the articulation between theory and the investigated reality. The central objective of this research is to understand the relationship between the engagement of students in the Early Years of Elementary School and the innovative pedagogical practices of private schools in Erechim/RS. To achieve the central objective of this research, it was necessary to establish some specific objectives, namely To analyze the theoretical contribution referring to innovative pedagogical practices and student Engagement; To identify the factors that contribute to student Engagement from this theoretical analysis; To establish differentiations between traditional and innovative pedagogical practices presented in studies on the theme; To verify the characteristics that make up an innovative practice from the concept of pedagogical innovation built by teachers; To identify examples of innovative pedagogical practices understood by the teachers themselves; To build indicators of pedagogical innovation in the Early Years of Elementary School from the data built. The central concepts of this research were treated based on authors who contributed to the theoretical and scientific discussion of this research. The main authors consulted were Tardiff and Lessard (2012), Cunha (2012), and Freire (2013; 2019) to address the concept of teaching practices, and Rigo, Moreira, and Vitória (2018) and Martins and Ribeiro (2017) to conceptualize student engagement. The research is qualitative in nature and was carried out through an investigation with teachers of the Early Years of Elementary School classes from private schools located in the city of Erechim/RS. The data construction initially occurred through an online questionnaire sent to the teachers by the management team of the participating institutions, totaling the participation of 16 teachers who answered the questionnaire with questions regarding their understanding of the concepts of Pedagogical Innovation and student involvement, in addition to examples of proposals developed by them and the indication of a professional colleague considered innovative in their pedagogical practices. Of these indications, five teachers accepted the invitation to conduct a semi-structured interview in order to discuss in more depth their conceptions and practices. The analysis of the data constructed throughout the research points to a concept of pedagogical innovation built by the participating teachers with emphasis on the rupture of traditional conceptions and practices, the attentive look and sensitive listening to the student, the realization of proposals that are articulated with the context of the class, the use of technological resources and the promotion of strategies to involve students. These aspects were the most cited by the teachers throughout their speeches, especially the last one, and elucidate a concept of pedagogical innovation of understanding, appreciation, and interference in reality. Regarding the concept of student engagement, it was possible to notice that, according to the teachers, the engagement of students is perceived when there is a welcoming environment and a comfortable climate so that the student can express himself. This opportunity for expression, in turn, allows us to understand the reality of the class and establish a relationship between the proposals made, which should be diverse and challenging, and the context. We conclude, therefore, that there is a close relationship between the central concepts of this research, since, when developed, innovative pedagogical practices aim, above all, to contribute to the students' involvement. This engagement, in turn, manifests itself in practices similar to those considered innovative by the participating teachers.
Palavras-chave: Inovação pedagógica
Engagement estudantil
Anos iniciais
Ensino Fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4681
Data do documento: Ago-2021
Nível: Mestrado
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