Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4689
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lago, Ivann Carlos-
dc.contributor.referee1Anes, Carlos Eduardo Ruschel-
dc.contributor.referee2Rigo, Neusete Machado-
dc.creatorTeixeira, Ana Maria Becker-
dc.date2021-09-10-
dc.date.accessioned2021-12-03T17:56:55Z-
dc.date.available2021-
dc.date.available2021-12-03T17:56:55Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4689-
dc.description.abstractWe live in complex times, especially in education. The 20th century challenged education as the foundation of society when it started, especially from theoretical models based on the denial of the fundamental assumptions of modernity, to question rationality and science as a producer of knowledge. The classical tradition of pedagogical thinking finds itself marginalized in the face of the uncertainties and irrationalism of this new model of society. Education, as the offspring of modernity, is undergoing a profound crisis which, in its fundamental structure, is the crisis of modernity itself. The model of society that emerged in modernity, which sees education as one of the essential elements of human emancipation, is experiencing a deep crisis that manifests itself in various sectors, such as politics, economy and culture, whose essence is found in a common foundation. : the crisis of rationality as a parameter for understanding the world and organizing life in society. It is in this perspective that the crisis of modernity turns into a crisis of education. Thus, understanding the extent to which the current school understands its role as a trainer of rational and autonomous individuals, based on the ideals of modernity, is the main objective of this study. Therefore, we start from the debate on the crisis of modern society and then demonstrate that the education crisis is part of this bigger picture. In view of this issue, we developed an empirical research with a qualitative focus, in order to investigate how the school as a typical institution of modernity has played its role in forming citizens for life in society, based on the ideals of democracy, and how this effective in its pedagogical work. It is expected that, with the completion of this research, contribute to the understanding of the origins of problems in the field of education, especially in schools, but which reflect on other institutions that make up contemporary society, which, as mentioned, have a deep relationship with the crisis. in education under the perspective of the crisis of modern rationality. Furthermore, it is intended to understand to what extent the current school understands its role as a trainer of rational and autonomous individuals, based on the ideals of modernity. Still, we will try to understand how the impacts of the crisis of rationality and science in contemporaneity in the daily practice of the school, especially on its role of formation for citizenship.pt_BR
dc.description.resumoVivemos tempos complexos, em especial na educação. O século XX colocou em xeque a educação como fundamento da sociedade quando passou, especialmente a partir de modelos teóricos calcados na negação dos pressupostos fundamentais da modernidade, a questionar a racionalidade e a ciência como produtora de conhecimento. A tradição clássica do pensamento pedagógico vê-se marginalizada diante das incertezas e do irracionalismo desse novo modelo de sociedade. A educação, como progênita da modernidade, passa por uma crise profunda que, em sua estrutura fundamental, é a crise da própria modernidade. O modelo de sociedade surgido na modernidade, que concebe a educação como um dos elementos essenciais da emancipação humana, vive uma crise profunda que se manifesta em diversos setores, como a política, a economia e a cultura, cuja essência se encontra em um fundamento comum: a crise da racionalidade como parâmetro de compreensão do mundo e de organização da vida em sociedade. É nesta perspectiva que a crise da modernidade se transforma em crise da educação. Assim, compreender em que medida a escola atual entende seu papel como formadora de indivíduos racionais e autônomos, a partir dos ideais da modernidade, é o objetivo central desse estudo. Para tanto, partimos do debate sobre a crise da sociedade moderna para então demonstrar que a crise da educação é parte desse quadro maior. Tendo em vista essa problemática, desenvolvemos uma pesquisa empírica com enfoque qualitativo, a fim de investigar como a escola enquanto instituição típica da modernidade tem desempenhado seu papel formador de cidadãos para a vida em sociedade, a partir dos ideais da democracia, e como isso se efetiva no seu fazer pedagógico. Pretendemos, com a apresentação desta pesquisa, contribuir para a compreensão das origens de problemas no campo da educação, principalmente na escola, mas que refletem nas demais instituições que constituem a sociedade contemporânea, os quais têm profunda relação com a crise na educação sob o viés da crise da racionalidade moderna. Além disso, pretende-se compreender em que medida a escola atual entende seu papel como formadora de indivíduos racionais e autônomos, a partir dos ideais da modernidade. Ainda, procuramos perceber como os impactos da crise da racionalidade e da ciência na contemporaneidade se manifestam no fazer cotidiano da escola, especialmente sobre seu papel de formação para a cidadania.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jane Lecardelli (jane.lecardelli@uffs.edu.br) on 2021-11-17T14:49:30Z No. of bitstreams: 1 TEIXEIRA.pdf: 1225696 bytes, checksum: a26d2915ba789cc09a32eef3a155f308 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-12-03T17:56:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TEIXEIRA.pdf: 1225696 bytes, checksum: a26d2915ba789cc09a32eef3a155f308 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-03T17:56:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TEIXEIRA.pdf: 1225696 bytes, checksum: a26d2915ba789cc09a32eef3a155f308 (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subjectRacionalidadept_BR
dc.titleEducação integral e a escola contemporânea: uma análise a partir da crise da modernidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TEIXEIRA.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.