Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4689
Type: Dissertação
Título : Educação integral e a escola contemporânea: uma análise a partir da crise da modernidade
Author: Teixeira, Ana Maria Becker
First advisor: Lago, Ivann Carlos
metadata.dc.contributor.referee1: Anes, Carlos Eduardo Ruschel
metadata.dc.contributor.referee2: Rigo, Neusete Machado
Resume: Vivemos tempos complexos, em especial na educação. O século XX colocou em xeque a educação como fundamento da sociedade quando passou, especialmente a partir de modelos teóricos calcados na negação dos pressupostos fundamentais da modernidade, a questionar a racionalidade e a ciência como produtora de conhecimento. A tradição clássica do pensamento pedagógico vê-se marginalizada diante das incertezas e do irracionalismo desse novo modelo de sociedade. A educação, como progênita da modernidade, passa por uma crise profunda que, em sua estrutura fundamental, é a crise da própria modernidade. O modelo de sociedade surgido na modernidade, que concebe a educação como um dos elementos essenciais da emancipação humana, vive uma crise profunda que se manifesta em diversos setores, como a política, a economia e a cultura, cuja essência se encontra em um fundamento comum: a crise da racionalidade como parâmetro de compreensão do mundo e de organização da vida em sociedade. É nesta perspectiva que a crise da modernidade se transforma em crise da educação. Assim, compreender em que medida a escola atual entende seu papel como formadora de indivíduos racionais e autônomos, a partir dos ideais da modernidade, é o objetivo central desse estudo. Para tanto, partimos do debate sobre a crise da sociedade moderna para então demonstrar que a crise da educação é parte desse quadro maior. Tendo em vista essa problemática, desenvolvemos uma pesquisa empírica com enfoque qualitativo, a fim de investigar como a escola enquanto instituição típica da modernidade tem desempenhado seu papel formador de cidadãos para a vida em sociedade, a partir dos ideais da democracia, e como isso se efetiva no seu fazer pedagógico. Pretendemos, com a apresentação desta pesquisa, contribuir para a compreensão das origens de problemas no campo da educação, principalmente na escola, mas que refletem nas demais instituições que constituem a sociedade contemporânea, os quais têm profunda relação com a crise na educação sob o viés da crise da racionalidade moderna. Além disso, pretende-se compreender em que medida a escola atual entende seu papel como formadora de indivíduos racionais e autônomos, a partir dos ideais da modernidade. Ainda, procuramos perceber como os impactos da crise da racionalidade e da ciência na contemporaneidade se manifestam no fazer cotidiano da escola, especialmente sobre seu papel de formação para a cidadania.
Resumen : We live in complex times, especially in education. The 20th century challenged education as the foundation of society when it started, especially from theoretical models based on the denial of the fundamental assumptions of modernity, to question rationality and science as a producer of knowledge. The classical tradition of pedagogical thinking finds itself marginalized in the face of the uncertainties and irrationalism of this new model of society. Education, as the offspring of modernity, is undergoing a profound crisis which, in its fundamental structure, is the crisis of modernity itself. The model of society that emerged in modernity, which sees education as one of the essential elements of human emancipation, is experiencing a deep crisis that manifests itself in various sectors, such as politics, economy and culture, whose essence is found in a common foundation. : the crisis of rationality as a parameter for understanding the world and organizing life in society. It is in this perspective that the crisis of modernity turns into a crisis of education. Thus, understanding the extent to which the current school understands its role as a trainer of rational and autonomous individuals, based on the ideals of modernity, is the main objective of this study. Therefore, we start from the debate on the crisis of modern society and then demonstrate that the education crisis is part of this bigger picture. In view of this issue, we developed an empirical research with a qualitative focus, in order to investigate how the school as a typical institution of modernity has played its role in forming citizens for life in society, based on the ideals of democracy, and how this effective in its pedagogical work. It is expected that, with the completion of this research, contribute to the understanding of the origins of problems in the field of education, especially in schools, but which reflect on other institutions that make up contemporary society, which, as mentioned, have a deep relationship with the crisis. in education under the perspective of the crisis of modern rationality. Furthermore, it is intended to understand to what extent the current school understands its role as a trainer of rational and autonomous individuals, based on the ideals of modernity. Still, we will try to understand how the impacts of the crisis of rationality and science in contemporaneity in the daily practice of the school, especially on its role of formation for citizenship.
Palabras clave : Educação integral
Escolas
Modernidade
Racionalidade
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4689
Fecha de publicación : 2021
metadata.dc.level: Mestrado
Aparece en las colecciones: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TEIXEIRA.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.