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Tipo: Monografia
Título: Tendência empreendedora: o perfil empreendedor dos associados da Associação Comercial e Industrial de Cerro Largo, RS
Autor(es): Hartmann, Nei Gilberto
Primeiro Orientador: Wuerges, Artur Filipe Ewald
Primeiro membro da banca: Dalcin, Dionéia
Segundo membro da banca: Ajala, Roberto Schuster
Resumo: Esta pesquisa analisa a tendência empreendedora, ou seja, o perfil empreendedor dos associados da Associação Comercial e Industrial de Cerro Largo, RS. Ainda propõe uma discussão sobre a necessidade e formação dos gestores dessa entidade para uma possível capacitação dos profissionais empreendedores. É uma pesquisa descritiva, transversal única, de dados primários, caracterizada como quantitativa. A coleta de dados foi do tipo survey, utilizando-se um questionário estruturado e padronizado baseado no TEG – Tendência Empreendedora Geral, desenvolvido por Caird (1991). O censo obtido foi de 146 respondentes de uma população de 232 associados, representando 62,93% do total. A Tendência Empreendedora Geral abrange 5 características: a necessidade de sucesso, necessidade de autonomia, tendência criativa, disposição à risco e impulso e determinação. A pesquisa apontou fragilidades, não atingindo a média esperada em 4 tendências que são estudadas e direcionadas a partir dessas necessidades. Os resultados mostram que somente uma tendência alcançou a pontuação esperada, atingindo a média desejada, a de impulso e determinação. Mostra-se que os associados estudados não possuem a tendência e/ou perfil empreendedor, conforme teste TEG. Neste caso foram sugeridas capacitações empresariais para a aprendizagem das características das tendências que não atingiram o mínimo esperado. Para isso sugere-se treinamentos por meio de cursos, palestras e também na prática com visitas técnicas melhorando o processo decisório.
Abstract/Resumen: This research analyzes the enterprising tendency of the members of the Commercial and Industrial Association of Cerro Largo, RS. It proposes a discussion about the qualification and needs of managers of this entity for a possible training of professional entrepreneurs. It is a descriptive, unique cross-sectional research of primary data characterized as quantitativequalitative. The data collection method employed was of a survey, using a structured and standardized questionnaire based on the GET – General measure of Enterprising Tendency, developed by Caird (1991). The sample obtained consisted of 146 respondents from a population of 232 members, representing 62.93% of the total. The general measure of enterprising tendency comprises 5 characteristics: need for achievement, need for autonomy, creative tendency, calculated risk taking and internal locus control. The survey revealed weaknesses, with values not reaching the expected average in 4 trends, which are studied and addressed based on these indicatives. The results show that only one trend, internal locus control, attained the expected score, the average value. It is demonstrated that the studied associates do not have the entrepreneurial tendency and/or profile according to the GET test. In this case, business training was suggested for learning the characteristics of the trends that did not reach the expected minimum. For this, capacitation through courses, lectures and also firshand practice with technical visits is suggested, in order to improve the decision-making process.
Palavras-chave: Empreendedorismo
Empreendedor
Associação Comercial
Cerro Largo, RS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4694
Data do documento: 2021
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