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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4707
Type: | Monografia |
Title: | A contextualização em matemática no ensino médio: abordagens e compreensões dos estudantes |
Author: | Schwendler, Denise |
First advisor: | Melo, Marisol Vieira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Kist, Milton |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cecco, Bruna Larissa |
Resume: | A presente pesquisa de trabalho de conclusão de curso busca analisar a abordagem da contextualização Matemática do Ensino Médio e a sua importância no processo de abstração de conceitos matemáticos para aprendizagem de estudantes deste nível de ensino. A inquietação é descrita pelo problema: Qual a abordagem da contextualização matemática para a aprendizagem de conceitos matemáticos no Ensino Médio a fim de favorecer o processo de abstração e construção de significados? De forma mais específica procurou-se: investigar como os contextos são apresentados em atividades matemáticas de Livros Didáticos do Ensino Médio, e, constatar algumas compreensões que os estudantes do Ensino Médio têm em relação à contextualização a fim de promover a aprendizagem matemática mais significativa. Assim, este estudo foi dividido em duas etapas: a primeira dedicada à investigação do conteúdo de função quadrática em dois livros didáticos do Ensino Médio. Já a segunda etapa foi dedicada a aplicação de um questionário a alunos do 2º ano do Ensino Médio, em que se procura compreender as percepções dos estudantes em relação a contextualização e a presença dos variados contextos nas atividades matemáticas. Ambas as etapas foram desenvolvidas com base na revisão bibliográfica e no aporte teórico sobre a contextualização e a inserção de contextos nas atividades matemáticas, além de considerar continuamente as contribuições dos documentos curriculares nacionais. Na primeira etapa observa-se que os livros didáticos, no geral, são bastante restritivos, apresentando uma quantidade expressiva de exercícios repetitivos que remetem a uma aprendizagem mecânica e não promovem o engajamento dos estudantes para novas investigações, comprometendo um processo de ensino e aprendizagem com significados. Correspondente a segunda etapa, percebe-se que a contextualização está presente nas aulas de matemática, embora bastante limitada ao contexto do cotidiano. Além disso, os problemas que possuem alguma relação com situações reais geralmente despertam maior interesse por parte dos estudantes, apresentando mais sentidos e facilitando a atribuição de significados à aprendizagem. Este indicativo pode auxiliar no planejamento das atividades matemáticas, uma vez que, se deseja despertar o interesse dos estudantes na realização das tarefas e no envolvimento do processo de aprendizagem. Com isso, observa-se que a contextualização é um dos fatores que pode favorecer a aprendizagem matemática com mais significado despertando maior interesse dos alunos do Ensino Médio, e assim, contribuir com o processo de abstração do conhecimento matemático. |
Keywords: | Matemática Ensino e aprendizagem Ensino médio Estudante de ensino médio |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4707 |
Issue Date: | 27-Jan-2021 |
Appears in Collections: | Matemática |
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