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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4708
Type: | Monografia |
Title: | Jogo minecraft hour of code: análise a partir do pensamento computacional e das operações semióticas |
Author: | Schmoeller, Michel Artur |
First advisor: | Menoncini, Lucia |
metadata.dc.contributor.referee1: | Basei, Ana Maria |
metadata.dc.contributor.referee2: | Reichert, Janice Teresinha |
Resume: | A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trouxe para o currículo da Educação Básica o estudo de conceitos da Computação, por meio do Pensamento Computacional. Esse documento apresenta o Pensamento Computacional atrelado a conhecimentos e habilidades da área da Matemática ao mesmo tempo que sinaliza para a necessidade de mobilizar diversos registros de representação semiótica no ensino de Matemática. Assim, seguindo o entendimento de Brackmann (2017) de que o Pensamento Computacional está alicerçado em quatro pilares (Decomposição, Reconhecimento de padrões, Abstração e Algoritmos) e utilizando a teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval, esse trabalho tem como objetivo analisar as operações semióticas e os pilares contemplados no jogo Minecraft Hour of Code: Viagem Aquática, que está disponível na plataforma Hora do Código. Esse jogo é uma atividade plugada que utiliza linguagem de programação em blocos, uma linguagem simples que visa ensinar programação para crianças. A partir da análise, concluiu-se que o jogo possibilita não só explorar as operações semióticas de tratamentos e conversões em registro figural e em língua natural, sendo a conversão do registro em língua natural para o registro figural automatizada pelo computador, mas também os quatro pilares do Pensamento Computacional, indo ao encontro das orientações da BNCC |
Abstract: | The National Basis Common Curricular (BNCC) brought to Basics Education curriculum the study of Computation concepts by Computational Thinking. This document shows Computational Thinking attached to knowledges and skills from Mathematics, at the same time, signalizes the need of mobilizing many registers of semiotics representation in math teaching. Then, following Brackmann (2017) understanding of Computational Thinking bases in four pillars (Decomposition, Patterns recognition, Abstraction and Algorithms) and using Registers of Semiotic Representation theory of Raymond Duval, this paper has the objective for analyzing semiotics operations and the pillars of Computational Thinking in the game Minecraft Hour of Code: Voyage Aquatic available on Hour of Code platform. This game is a plugged activity that use programming in blocks language, a simple language that aim teaching kids to program. It was noticed, basing on analysis of the game, that it can explore semiotics operations of treatments and conversions in figural register and natural language and the four pillars of Computational Thinking, approaching on orientations of BNCC. |
Keywords: | Base Nacional Comum Curricular Computação Ensino e aprendizagem Ensino fundamental |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4708 |
Issue Date: | 25-Jan-2021 |
Appears in Collections: | Matemática |
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