Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4713
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Menoncini, Lucia | - |
dc.contributor.referee1 | Marcon, Diviane | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Edson Ribeiro dos | - |
dc.creator | Cedron, Lucas Wurster | - |
dc.date | 2021-01-21 | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-08T14:51:17Z | - |
dc.date.available | 2021-11-26 | - |
dc.date.available | 2021-12-08T14:51:17Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-21 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4713 | - |
dc.description.abstract | With the advent of the National Common Curricular Base (BNCC) in 2018, the teaching of Complex Numbers was officially removed from the curriculum of Basic Education institutions. The document does not mention the reasons for such removal, but what is observed in Basic Education didactic materials is the emphasis on theoretical aspects and a great vacuum regarding the contextualization and applicability of these numbers. Seeking to minimize this vacuum, the present work aims, therefore, to study the history of the Complexes and to present their applications in several areas of knowledge, configuring itself as a consultation product for students and teachers. In addition, a brief conceptual review was designed to understand the applications, in order to avoid the need for external research. From the survey of materials in various medias, services in plane and fractal geometry, electrical engineering, physics and computer graphics were explored, realizing that Complex Numbers crucially touch various branches of modern life and that their study as mere abstract curiosity belittles its relevance. | pt_BR |
dc.description.resumo | Com o advento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2018, o ensino dos Números Complexos foi oficialmente removido do currículo das instituições de Educação Básica. O documento não menciona as razões para tal remoção, mas o que se observa nos materiais didáticos da Educação Básica, até então vigentes, é a ênfase nos aspectos teóricos e um grande vácuo no que tange à contextualização e à aplicabilidade desses números. Buscando minimizar este vácuo, o presente trabalho busca introduzir a história dos Números Complexos e apresentar suas aplicações em diversas áreas do conhecimento, configurando-se como produto de consulta para estudantes e professores. Ademais, uma breve revisão dos conceitos e propriedades envolvidos foi elaborada para a compreensão das aplicações, de modo a evitar a necessidade de investigação externa. A partir do levantamento de materiais em diversas mídias, foram exploradas aplicações na Geometria Plana e Fractal, na Engenharia Elétrica, na Física e na Computação Gráfica, constatando-se que os Números Complexos tocam crucialmente diversos ramos da vida moderna e que seu estudo como mera curiosidade abstrata menospreza sua relevância. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2021-11-26T14:19:17Z No. of bitstreams: 1 CEDRON.pdf: 2721802 bytes, checksum: f6cff81cce879a5435b1e3919dd71bc4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-12-08T14:51:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CEDRON.pdf: 2721802 bytes, checksum: f6cff81cce879a5435b1e3919dd71bc4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-12-08T14:51:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CEDRON.pdf: 2721802 bytes, checksum: f6cff81cce879a5435b1e3919dd71bc4 (MD5) Previous issue date: 2021-01-21 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Números complexos | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Números complexos: um estudo de suas aplicações | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CEDRON.pdf | 2,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.