Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4714
Tipo: Monografia
Título: App inventor na matemática: uma proposta para o ensino de equações algébricas
Autor(es): Lothammer, Bruno Leopoldo
Primeiro Orientador: Reichert, Janice Teresinha
Primeiro membro da banca: Menoncini, Lucia
Segundo membro da banca: Kist, Milton
Resumo: A presente pesquisa apresenta uma proposta para o ensino de equações algébricas com o uso do App Inventor, desenvolvendo o raciocínio lógico através de algoritmos e proporcionado a assimilação do conteúdo relacionando teoria e prática. A construção de uma sequência didática, com duas atividades, fundamentou-se nos pilares do Pensamento Computacional, buscando compreender, analisar, modelar e resolver problemas. A primeira atividade consiste num aplicativo que efetua o cálculo da raiz de uma equação de primeiro grau, apresentando a plataforma ao aluno e criando as noções preliminares sobre algoritmos. A segunda, apresenta o desenvolvimento de um aplicativo que disponibiliza a teoria, cálculo de raízes, vídeo aulas e construção de gráficos de equações de segundo grau. Durante o desenvolvimento das atividades busca-se evidenciar quais pilares do Pensamento Computacional são explorados com maior frequência. Ademais, a proposta volta-se para o aluno como protagonista no desenvolvimento das atividades, tendo o professor o papel de mediador na construção do conhecimento, tornando-se uma ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem. Estas atividades poderão auxiliar os professores na inserção do Pensamento Computacional, no componente curricular de Matemática da Educação Básica, concomitantemente a objetos do conhecimento específico, conforme preconizado pela Base Nacional Comum Curricular.
Abstract/Resumen: This research presents a proposal for teaching algebraic equations using the App Inventor, developing logical reasoning through algorithms and providing the assimilation of content relating theory and practice. The construction of a didactic sequence, with two activities, was based on the pillars of Computational Thinking, seeking to understand, analyze, model and solve problems. The first activity consists of an application that performs the calculation of the root of a first degree equation, presenting the platform to the student and creating preliminary notions about algorithms. The second presents the development of an application that provides theory, root calculus, video lessons and construction of graphs of equations in the second degree. During the development of activities, it is sought to highlight which pillars of Computational Thinking are most frequently explored. Furthermore, the proposal turns to the student as the protagonist in the development of activities, with the teacher having the role of mediator in the construction of knowledge, becoming a support tool in the teaching-learning process. These activities will be able to help teachers in the insertion of Computational Thinking, in the curricular component of Mathematics of Basic Education, concomitantly with objects of specific knowledge, as recommended by the Common National Curriculum Base.
Palavras-chave: App inventor
Ensino e aprendizagem
Matemática
Equações algébricas
Base Nacional Comum Curricular
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4714
Data do documento: 15-Out-2021
Aparece nas coleções:Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LOTHAMMER.pdf3,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.