Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4715
Tipo: Dissertação
Título: Por uma pedagogia decolonial a partir dos pensamentos de Paulo Freire e Catherine Walsh
Autor(es): Figueiredo, Daniela Ghisleni
Primeiro Orientador: Valério, Mairon Escorsi
Primeiro membro da banca: Loss, Adriana Salete
Segundo membro da banca: Cerezer, Osvaldo Mariotto
Resumo: A presente dissertação denominada, “Por uma Pedagogia Decolonial a partir de Paulo Freire e Catherine Walsh”, tem como objetivo apontar outras possibilidades e projetos com vistas à (re) construção de outro mundo possível a partir da pluralidade de mundos estruturados em aprendizagens subversivas, que se opõem ao imperativo imposto pela estrutura do sistema dominante vigente, que é ancorado no capitalismo, no colonialismo, no racismo e no patriarcalismo. Para tanto, foi efetuada uma pesquisa, de natureza qualitativa, por meio do método hermenêutico-dialético a partir da leitura de textos e de falas de autores e autoras ligados à perspectiva decolonial, especialmente dos pensadores ligados ao campo da educação: Paulo Freire e Catherine Walsh, os quais referendaram a nossa investigação acerca da realidade socio-cultural-histórica da América Latina, em particular, e do mundo em sua totalidade. Essa pesquisa foi realizada dentro de uma pespectiva da leitura, da compreensão e da interpretação crítica da realidade do mundo atual como uma totalidade integrada dialeticamente. Por intermédio dessa investigação, foi efetivada uma análise acerca dos problemas, que são de distintas ordens, que atravessam a humanidade, os quais são inerentes às violências e opressões perpetradas pelos países centrais do sistema-mundo aos países da periferia desse sistema, que se revelam pelas colonialidades do ser, do saber, do poder e da natureza. Colonialidades estas que produzem males e iniquidades aos povos subalternizados do mundo, especialmente os povos da geopolítica do Sul Global, os quais sofrem os efeitos dos aspectos atinentes ao racismo, ao patriarcalismo, ao epistemicídio dentre outros. Mediante a tomada de consciência desses problemas, que afetam a esses povos, foi possíveis alternativas para a solução desses problemas por meio de empreendimentos pedagógicos, aportados em princípios éticos, epistemológicos e políticos, com base na decolonialidade do ser , dos saberes, do poder e da natureza. Essas alternativas são e devem ser edificados pelo princípio da razão solidária do projeto da trasmodernidade, que rompe com a razão capitalista e colonial, ancorado em quatro sustentáculos indispensáveis: o reconhecimento de todas as alteridades; a responsabilidade com todos os seres vivos; a interculturalidade crítica, a ecologia dos saberes, a solidariedade e o amor revolucionário. Nessa direção, afirmamos que é possível a edificação um outro mundo possível mediante a convergência de vários movimentos de insurgência, resistência e reexistência à estrutura capitalista hodierna do sistemamundo, que ainda são em menor número no mundo, em torno do sonho da implementação de uma utopia concreta de um viver bem, cujo fim reside na proposição e na prática de um conviver juntos na diversidade de vistas com vistas à irrupção de relações intersubjetivas engendradas na e pela ética da vida. Para tanto, é urgente que se instaure uma pedagogia decolonial em todos os espaços pedagógicos e políticos do mundo, que é dialogal e amorosa , que substitua a pedagogia colonial - que é contrária ao do diálogo e ao amor – hegemônica atualmente no mundo. Por fim, concluímos que as epistemologias e as políticas de Paulo Freire e de Catherine Walsh podem contribuir para a emersão de uma pedagogia decolonial devido ao fato de que os seus pensamentos e suas práticas se estruturam em torno de um devir consubstanciado nas decolonialidades do saber, do poder, do ser e da natureza .
Abstract/Resumen: This dissertation, entitled "For a Decolonial Pedagogy from Paulo Freire and Catherine Walsh", aims to point out possible possibilities and projects with a view to the (re) construction of another possible world from the plurality of worlds structured in subversive learning, which oppose the imperative imposed by the structure of the current dominant system, which is anchored in capitalism, colonialism, racism and patriarchy. To do so, qualitative research was carried out, by means of the hermeneutic-dialectic method, based on the reading of texts and speeches of authors linked to the decolonial perspective, especially thinkers linked to the field of education: Paulo Freire and Catherine Walsh, who referenced our investigation about the socio-cultural-historical reality of Latin America, in particular, and the world as a whole. This research was carried out from a perspective of reading, understanding, and critically interpreting the reality of today's world as a dialectically integrated totality. Through this research, an analysis was carried out about the problems, of different orders, that cross humanity, which are inherent to the violence and oppression perpetrated by the central countries of the world system to the countries on the periphery of this system, revealed by the colonialities of being, knowledge, power, and nature. These colonialities produce evils and iniquities to the subalternized peoples of the world, especially to the peoples of the geopolitics of the Global South, who suffer the effects of racism, patriarchy, epistemicide, among others. Through the awareness of these problems, which affect these peoples, alternatives for the solution of these problems were possible through pedagogical undertakings, based on ethical, epistemological, and political principles, based on the decoloniality of being, knowledge, power, and nature. These alternatives are and must be built on the principle of solidary reason of the project of trasmodernity, which breaks with capitalist and colonial reason, anchored on four indispensable supports: the recognition of all otherness; responsibility with all living beings; Critical interculturality, ecology of knowledges, solidarity, and revolutionary love In this direction, we affirm that the building of another possible world is possible through the convergence of various movements of insurgency, resistance, and re-existence to the capitalist structure of today's world-system, whose end resides in the proposition and practice of living together in the diversity of views with a view to the irruption of intersubjective relations engendered in and by the ethics of life. For this, it is urgent that a decolonial pedagogy be established in all pedagogical and political spaces in the world, one that is dialogical and loving, to replace the colonial pedagogy - which is contrary to that of dialog and love - currently hegemonic in the world. Finally, we conclude that the epistemologies and politics of Paulo Freire and Catherine Walsh can contribute to the emersion of a decolonial pedagogy due to the fact that their thoughts and practices are structured around a becoming embodied in the decolonialities of knowledge, power, being, and nature.
Palavras-chave: Pedagogia decolonial
Catherine Walsh
Paulo Freire
decolonialidade
ética da vida
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4715
Data do documento: Nov-2021
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FIGUEIREDO.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.