Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4722
Tipo: Monografia
Título: Corpo em ensaio: as contribuições de Leonardo da Vinci para o ensino de anatomia humana em ciências e biologia
Autor(es): Hiroki, Jeraldi
Primeiro Orientador: Myskiw, Antonio Marcos
Resumo: Na perspectiva de compreender a Ciência como um processo de produção de conhecimento e uma atividade humana, a abordagem das contribuições de Leonardo Da Vinci é de grande importância para o ensino de Ciências Naturais e Biologia, em especial para o ensino de Anatomia Humana. Da Vinci realizou estudos detalhados do corpo humano, dissecou mais de trinta corpos entre homens e mulheres e elaborou mais de duzentas gravuras anatômicas que descreviam tanto as estruturas internas quanto as proporções do corpo, que impressionavam pela reprodução da forma exata, pela perfeição e rigor do trabalho. Nesse contexto o presente trabalho busca analisar, através de um breve relato histórico e científico, quais são as contribuições de Leonardo da Vinci para ensino de Anatomia. Este se deu a partir de leituras e análise de suas obras, produções que tratam de sua biografia e seu legado, que venham ao encontro deste campo de estudo contemplando uma reflexão histórica, cultural, social, e das Ciências Naturais e médicas renascentistas. A produção destas análises e reflexões relacionadas à Da Vinci, busca expandir os estudos da História e Filosofia das Ciências especialmente no ensino da Anatomia Humana, destacando a importância desta abordagem no ensino de Ciências e Biologia.
Abstract/Resumen: En la perspectiva de comprender la Ciencia como un proceso de producción de conocimiento y actividad humana, el enfoque de las contribuciones de Leonardo Da Vinci, es de gran importancia para la enseñanza de las Ciencias Naturales y Biología, en especial para la enseñanza de Anatomía Humana. Da Vinci desarrollo estudios detallados del cuerpo humano, diseccionó más de treinta cuerpos entre hombres y mujeres e produjo más de doscientos grabados anatómicos que describían tanto las estructuras internas cuanto las proporciones del cuerpo, que impresionaban por la reproducción de la forma exacta, por la perfección y el rigor del trabajo. En este contexto este estudio se propone a hacer un análisis, a través de un corto relato histórico y científico, cuales son las contribuciones de Leonardo da Vinci para la enseñanza de la Anatomía. Esto ocurrió a partir de lecturas y analices de sus obras, producciones que tratan de su biografía y de su legado, que vengan al encuentro de este campo de estudio abarcando una reflexión histórica, cultural, social y de las Ciencias Naturales y médicas renacentistas. La producción de estos análisis y reflexiones, relacionadas a Da Vinci, intentan expandir los estudios de Historia y Filosofía de las ciencias, en especial en la enseñanza de la Anatomía Humana, destacando la importancia de este enfoque en la enseñanza de Ciencias y Biología.
Palavras-chave: História da ciência
Ensino e aprendizagem
Biociências
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4722
Data do documento: 20-Jun-2016
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HIROKI.pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.