Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4722
Type: | Monografia |
Title: | Corpo em ensaio: as contribuições de Leonardo da Vinci para o ensino de anatomia humana em ciências e biologia |
Author: | Hiroki, Jeraldi |
First advisor: | Myskiw, Antonio Marcos |
Resume: | Na perspectiva de compreender a Ciência como um processo de produção de conhecimento e uma atividade humana, a abordagem das contribuições de Leonardo Da Vinci é de grande importância para o ensino de Ciências Naturais e Biologia, em especial para o ensino de Anatomia Humana. Da Vinci realizou estudos detalhados do corpo humano, dissecou mais de trinta corpos entre homens e mulheres e elaborou mais de duzentas gravuras anatômicas que descreviam tanto as estruturas internas quanto as proporções do corpo, que impressionavam pela reprodução da forma exata, pela perfeição e rigor do trabalho. Nesse contexto o presente trabalho busca analisar, através de um breve relato histórico e científico, quais são as contribuições de Leonardo da Vinci para ensino de Anatomia. Este se deu a partir de leituras e análise de suas obras, produções que tratam de sua biografia e seu legado, que venham ao encontro deste campo de estudo contemplando uma reflexão histórica, cultural, social, e das Ciências Naturais e médicas renascentistas. A produção destas análises e reflexões relacionadas à Da Vinci, busca expandir os estudos da História e Filosofia das Ciências especialmente no ensino da Anatomia Humana, destacando a importância desta abordagem no ensino de Ciências e Biologia. |
Abstract: | En la perspectiva de comprender la Ciencia como un proceso de producción de conocimiento y actividad humana, el enfoque de las contribuciones de Leonardo Da Vinci, es de gran importancia para la enseñanza de las Ciencias Naturales y Biología, en especial para la enseñanza de Anatomía Humana. Da Vinci desarrollo estudios detallados del cuerpo humano, diseccionó más de treinta cuerpos entre hombres y mujeres e produjo más de doscientos grabados anatómicos que describían tanto las estructuras internas cuanto las proporciones del cuerpo, que impresionaban por la reproducción de la forma exacta, por la perfección y el rigor del trabajo. En este contexto este estudio se propone a hacer un análisis, a través de un corto relato histórico y científico, cuales son las contribuciones de Leonardo da Vinci para la enseñanza de la Anatomía. Esto ocurrió a partir de lecturas y analices de sus obras, producciones que tratan de su biografía y de su legado, que vengan al encuentro de este campo de estudio abarcando una reflexión histórica, cultural, social y de las Ciencias Naturales y médicas renacentistas. La producción de estos análisis y reflexiones, relacionadas a Da Vinci, intentan expandir los estudios de Historia y Filosofía de las ciencias, en especial en la enseñanza de la Anatomía Humana, destacando la importancia de este enfoque en la enseñanza de Ciencias y Biología. |
Keywords: | História da ciência Ensino e aprendizagem Biociências |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Realeza |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4722 |
Issue Date: | 20-Jun-2016 |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
HIROKI.pdf | 2.27 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.