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Tipo: Monografia
Título: Gestão de qualidade na prestação de serviços hoteleiros em um hotel na cidade de Santo Ângelo/RS
Autor(es): Polanczyk, Nadine
Primeiro Orientador: Fernandes, Denise Medianeira Mariotti
Primeiro membro da banca: Anes, Carlos Eduardo Ruschel
Segundo membro da banca: Gioveli , Izabel
Resumo: O presente trabalho integra o estudo da gestão de qualidade em serviços hoteleiros, a fim de averiguar a rotina de um hotel. Nesse contexto, observa-se como o gestor orienta seus funcionários a realizar o melhor trabalho, com o propósito de satisfazer seus clientes. Para resolver o problema proposto de como o estudo da rotina de serviços hoteleiros pode influenciar na gestão da qualidade de um hotel, localizado na cidade de Santo Ângelo/RS, definiu-se por objetivo geral estudar a rotina de serviços hoteleiros e como o mesmo pode influenciar na gestão de qualidade do hotel e por objetivos específicos,definiu-se descrever o fluxo da rotina dos serviços prestados do hotel; identificar possíveis falhas nos serviços prestados pelo hotel; analisar a qualidade dos serviços prestados pelo hotel, por meio dos indicadores de qualidade estabelecidos por Damásio (2014); sugerir indicadores de qualidade que podem auxiliar na melhoria da qualidade dos serviços prestados do hotel da região das Missões. As bases teóricas utilizadas foram a respeito de hospitalidade hoteleira, qualidade dos serviços hoteleiros, principais conceitos e indicadores de qualidade. Para atingi-lo, fez-se a opção de utilizar a pesquisa descritiva de natureza qualitativa, adotando como procedimentos técnicos para a coleta de dados por meio de pesquisa bibliográfica, observação e pesquisa em documentos do hotel. Os principais resultados obtidos foram a maneira que o hotel gerencia a sua rotina de acordo com a clientela diária. As principais falhas no hotel estão relacionadas a limpeza dos cômodos. Por fim, pode-se afirmar que o hotel possui muito potencial para se destacar junto a outros da cidade, se realizar pequenos ajustes, pois se localiza num ponto importante da cidade e seus colaboradores estão sempre dispostos a realizar os desejos dos clientes.
Abstract/Resumen: This work integrates the study of quality management in hotel services, in order to ascertain the routine of a hotel. In this context, it is observed how the manager guides his employees to do the best job, with the purpose of satisfying their customers. To solve the proposed problem of how the study of the routine of hotel services can lead to the quality management of a hotel, located in the city of Santo Ângelo / RS, the general objective was to study the routine of hotel services and how it can influence the hotel's quality management and for specific objectives, it was defined to describe the routine flow of the services provided by the hotel; identify possible failures in the services provided by the hotel; analyze the quality of services provided by the hotel, through the quality indicators established by Damásio (2014); suggest quality indicators that can help to improve the quality of services provided by the hotel in the region of Missões. The theoretical bases used were about hotel hospitality, quality of hotel services, main concepts and quality indicators. To achieve it, the option was made to use descriptive research of a qualitative nature, adopting technical procedures for data collection through bibliographical research, observation and research in hotel documents. The main results obtained were the way the hotel manages its routine according to the daily clientele. The main flaws in the hotel are related to the cleanliness of the rooms. Finally, it can be said that the hotel has a lot of potential to stand out from others in the city, if it makes small adjustments, as it is located in an important point of the city and its employees are always willing to fulfill the clients' wishes.
Palavras-chave: Hotéis
Administração da qualidade
Serviços
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4732
Data do documento: 2021
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