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Tipo: Monografia
Título: Marketing direto: um diferencial competitivo para empresas de revenda de implementos agrícolas do noroeste do Rio Grande do Sul
Autor(es): Pedroso, Bruna Maria da Silva
Primeiro Orientador: Dalcin, Dionéia
Primeiro membro da banca: Anes, Carlos Eduardo Ruschel
Segundo membro da banca: Frota, Mariângela Brum
Resumo: Com o marketing direto, as organizações conseguem abordar e reter clientes, direcionando mensagens de forma individualizada para oferecer o produto certo para a pessoa certa, conforme suas preferências e necessidades. Com base neste contexto, a presente pesquisa teve como objetivo analisar o marketing direto utilizado como um diferencial competitivo em empresas de revenda de implementos agrícolas, da Região Noroeste do Rio Grande do Sul. Em termos metodológicos, o estudo foi considerado como descritivo e qualitativo, e para a coleta de dados utilizou-se um roteiro de pesquisa semiestruturado, aplicado a seis revendas de implementos agrícolas do Noroeste gaúcho, em março de 2021. As revendas da Região Noroeste são de variados portes, possuem em média 23 anos de atuação no mercado. São organizações familiares, que iniciaram suas atividades no setor agrícola, a maioria faz parte de redes de revendas, com filiais em outras regiões do Rio Grande do Sul. Os principais produtos comercializados pelas empresas são máquinas e implementos, peças e serviços para apoio das atividades agrícolas. As ferramentas mais utilizadas são marketing digital, catálogo e venda pessoal. Verificou-se que as revendas não utilizam marketing direto para a definição de cliente fiel, nem mesmo para fidelização de clientes; utilizando-se, de ferramentas como bom atendimento e fornecimento de brindes, para fidelização. As revendas estudadas possuem pouco conhecimento sobre o tema, podendo-se constatar que as revendas de porte grande e com mais tempo de mercado têm mais conhecimento sobre o marketing direto, do que as revendas de menor porte e menos tempo de atuação no mercado. Identificou-se que as revendas compreendem que o marketing direto auxilia na competitividade, melhora os resultados econômicos e comunicação com cliente. Assim conclui-se que o marketing direto não se caracteriza como fidelizador de clientes para revendas entrevistadas, e que apesar da compreensão sobre o auxílio na competividade, as revendas demostraram ser pequena a utilização do marketing direto, como um diferencial frente aos concorrentes, na prática.
Abstract/Resumen: With direct marketing, organizations are able to approach and retain customers, directing messages in an individualized way to offer the right product to the right person, according to their preferences and needs. Based on this context, this research aimed to analyze the direct marketing used as a competitive differential in agricultural implement resale companies, in the Northwest Region of Rio Grande do Sul. In methodological terms, the study was considered as descriptive and qualitative, and for data collection, a semistructured research script was applied, applied to six resellers of agricultural implements in the Northwest of Rio Grande do Sul, in March 2021. The resellers in the Northwest Region are of various sizes, have an average of 23 years of experience in the market. They are family organizations, which started their activities in the agricultural sector, most of which are part of reseller networks, with branches in other regions of Rio Grande do Sul. The main products marketed by the companies are machines and implements, parts and services to support activities agricultural products. The most used tools are digital marketing, catalog and personal selling. It was found that resellers do not use direct marketing to define a loyal customer, or even to retain customers; using tools such as good service and supply of gifts, for loyalty. The studied resellers have little knowledge on the subject, and it can be seen that large resellers with more time in the market have more knowledge about direct marketing than smaller resellers and less time in the market. It was identified that resellers understand that direct marketing helps in competitiveness, improves economic results and communication with customers. Thus, it is concluded that direct marketing is not characterized as customer loyalty for interviewed resellers, and that despite the understanding of the aid in competitiveness, resellers showed little use of direct marketing, as a differential compared to competitors, in practice.
Palavras-chave: Marketing direto
Público-alvo
Organização (Administração)
Máquinas agrícolas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4736
Data do documento: 2021
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