Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4748
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cacciamani, Jackson Luís Martins-
dc.creatorLauer, Josyane Paula-
dc.date2019-07-06-
dc.date.accessioned2021-12-09T18:14:11Z-
dc.date.available2021-12-09T18:14:11Z-
dc.date.issued2019-07-06-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4748-
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa procura compreender a depressão em professores e professoras, sendo uma proposta de trabalho de conclusão de curso pertencente ao curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza (PR). A intenção é compreendermos a depressão em seus diversos aspectos, bem como produzirmos uma proposta de material didático-pedagógico acerca dessa temática no intuito de contribuir com essa discussão e problematização tanto na escola da Educação Básica quanto na Universidade, bem como em outros espaços. Por isso, percorremos alguns caminhos como uma pesquisa de cunho qualitativo, bibliográfico e documental acerca da depressão na nossa profissão enquanto professores e professoras. A princípio pesquisamos na Revista Química Nova na Escola (QNEsc), por ser um periódico importante da área da Educação Química (período de 1997 a 2018), sendo que encontramos diversos artigos que focam noutras questões embora de algum modo relacionados. Isso sinaliza a carência de discussões sobre esse problema nas publicações da mesma na área da Educação Química. Por isso, investigamos artigos diversos, bem como outras formas de publicação acerca da temática, sendo que na área da Educação ainda é incipiente. Pois alguns artigos são encontrados em áreas como Psicologia, Psiquiatria e na Educação em alguns casos como Síndrome de Burnout. Então, o trabalho se constituiu na organização de uma proposta de desenvolvimento em sala de aula ancorada no educar pela pesquisa, especialmente, acerca da inserção da temática “depressão” em sala de aula. Reiteramos o argumento acerca da importância de investirmos na discussão, problematização e teorização acerca de temáticas contemporâneas na sala de aula de Ciências/Química como a depressão e assim conseguirmos sensibilizar os estudantes, os colegas professores, enfim, os demais atores sociais envolvidos tanto na escola da Educação Básica quanto na Universidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2021-09-28T17:07:05Z No. of bitstreams: 1 LAUER.pdf: 1118412 bytes, checksum: 005dceb5d750dd790b2d127f91a66d05 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-12-09T18:14:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LAUER.pdf: 1118412 bytes, checksum: 005dceb5d750dd790b2d127f91a66d05 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-09T18:14:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LAUER.pdf: 1118412 bytes, checksum: 005dceb5d750dd790b2d127f91a66d05 (MD5) Previous issue date: 2019-07-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDistúrbios psicológicospt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.titleA depressão em si: caminhos e descaminhos na profissão docentept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAUER.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.