Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4748
Type: Monografia
Title: A depressão em si: caminhos e descaminhos na profissão docente
Author: Lauer, Josyane Paula
First advisor: Cacciamani, Jackson Luís Martins
Resume: O presente trabalho de pesquisa procura compreender a depressão em professores e professoras, sendo uma proposta de trabalho de conclusão de curso pertencente ao curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza (PR). A intenção é compreendermos a depressão em seus diversos aspectos, bem como produzirmos uma proposta de material didático-pedagógico acerca dessa temática no intuito de contribuir com essa discussão e problematização tanto na escola da Educação Básica quanto na Universidade, bem como em outros espaços. Por isso, percorremos alguns caminhos como uma pesquisa de cunho qualitativo, bibliográfico e documental acerca da depressão na nossa profissão enquanto professores e professoras. A princípio pesquisamos na Revista Química Nova na Escola (QNEsc), por ser um periódico importante da área da Educação Química (período de 1997 a 2018), sendo que encontramos diversos artigos que focam noutras questões embora de algum modo relacionados. Isso sinaliza a carência de discussões sobre esse problema nas publicações da mesma na área da Educação Química. Por isso, investigamos artigos diversos, bem como outras formas de publicação acerca da temática, sendo que na área da Educação ainda é incipiente. Pois alguns artigos são encontrados em áreas como Psicologia, Psiquiatria e na Educação em alguns casos como Síndrome de Burnout. Então, o trabalho se constituiu na organização de uma proposta de desenvolvimento em sala de aula ancorada no educar pela pesquisa, especialmente, acerca da inserção da temática “depressão” em sala de aula. Reiteramos o argumento acerca da importância de investirmos na discussão, problematização e teorização acerca de temáticas contemporâneas na sala de aula de Ciências/Química como a depressão e assim conseguirmos sensibilizar os estudantes, os colegas professores, enfim, os demais atores sociais envolvidos tanto na escola da Educação Básica quanto na Universidade.
Keywords: Formação de professores
Distúrbios psicológicos
Química
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Realeza
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4748
Issue Date: 6-Jul-2019
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAUER.pdf1,09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.