Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4751
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Peres, Gisele Louro-
dc.contributor.advisor-co1Machado Junior, Martinho-
dc.creatorBaptaglin, Jéssica Scherer-
dc.date2019-12-07-
dc.date.accessioned2021-12-09T19:13:06Z-
dc.date.available2021-12-09T19:13:06Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4751-
dc.description.resumoAs metodologias de ensino são indispensáveis para o processo de ensino e de aprendizagem na Educação Química para promover a formação de um cidadão autônomo, crítico e reflexivo na sociedade. O desenvolvimento desta pesquisa teve por objetivo analisar a potencialidade de uma intervenção didático-pedagógica, a partir da Experiência de Aula Mediada (EAM) na Educação Superior, na perspectiva de desenvolver a aprendizagem significativa dos acadêmicos sobre os conceitos pertinentes à Eletroquímica. A abordagem metodológica da pesquisa apresenta um caráter qualitativo, e baseou-se na análise exploratória. A pesquisa desenvolveu-se em cinco encontros, e fundamentou-se nas etapas pertinentes da experiência de aula mediada: discussão introdutória, trabalho independente dos grupos, discussão e desenvolvimento do insight e conclusão da aula. Esta metodologia de ensino baseia-se na mediação, em que o professor atua intencionalmente entre o conhecimento e o estudante. Denotou-se que a partir do conhecimento prévio dos estudantes, que desenvolveram a reflexão e o posicionamento crítico durante a realização das atividades. Na construção e desenvolvimento das histórias em quadrinhos, os grupos utilizaram diferentes métodos de solução do cálculo do potencial das pilhas comerciais, demonstrando a potencialidade das metodologias de ensino no desenvolvimento da aprendizagem significativa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2021-09-28T17:19:59Z No. of bitstreams: 1 BAPTAGLIN.pdf: 1270179 bytes, checksum: ba0f749b364fdf84c453211f65674e01 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-12-09T19:13:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BAPTAGLIN.pdf: 1270179 bytes, checksum: ba0f749b364fdf84c453211f65674e01 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-09T19:13:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BAPTAGLIN.pdf: 1270179 bytes, checksum: ba0f749b364fdf84c453211f65674e01 (MD5) Previous issue date: 2019-12-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEletroquímicapt_BR
dc.titleMetodologias de ensino na educação química: aprendizagens a partir da experiência de aula mediada e da teoria da modificabilidade cognitiva estruturalpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BAPTAGLIN.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.