Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4751
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Peres, Gisele Louro | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Machado Junior, Martinho | - |
dc.creator | Baptaglin, Jéssica Scherer | - |
dc.date | 2019-12-07 | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-09T19:13:06Z | - |
dc.date.available | 2021-12-09T19:13:06Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4751 | - |
dc.description.resumo | As metodologias de ensino são indispensáveis para o processo de ensino e de aprendizagem na Educação Química para promover a formação de um cidadão autônomo, crítico e reflexivo na sociedade. O desenvolvimento desta pesquisa teve por objetivo analisar a potencialidade de uma intervenção didático-pedagógica, a partir da Experiência de Aula Mediada (EAM) na Educação Superior, na perspectiva de desenvolver a aprendizagem significativa dos acadêmicos sobre os conceitos pertinentes à Eletroquímica. A abordagem metodológica da pesquisa apresenta um caráter qualitativo, e baseou-se na análise exploratória. A pesquisa desenvolveu-se em cinco encontros, e fundamentou-se nas etapas pertinentes da experiência de aula mediada: discussão introdutória, trabalho independente dos grupos, discussão e desenvolvimento do insight e conclusão da aula. Esta metodologia de ensino baseia-se na mediação, em que o professor atua intencionalmente entre o conhecimento e o estudante. Denotou-se que a partir do conhecimento prévio dos estudantes, que desenvolveram a reflexão e o posicionamento crítico durante a realização das atividades. Na construção e desenvolvimento das histórias em quadrinhos, os grupos utilizaram diferentes métodos de solução do cálculo do potencial das pilhas comerciais, demonstrando a potencialidade das metodologias de ensino no desenvolvimento da aprendizagem significativa. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2021-09-28T17:19:59Z No. of bitstreams: 1 BAPTAGLIN.pdf: 1270179 bytes, checksum: ba0f749b364fdf84c453211f65674e01 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-12-09T19:13:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BAPTAGLIN.pdf: 1270179 bytes, checksum: ba0f749b364fdf84c453211f65674e01 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-12-09T19:13:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BAPTAGLIN.pdf: 1270179 bytes, checksum: ba0f749b364fdf84c453211f65674e01 (MD5) Previous issue date: 2019-12-07 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Realeza | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Eletroquímica | pt_BR |
dc.title | Metodologias de ensino na educação química: aprendizagens a partir da experiência de aula mediada e da teoria da modificabilidade cognitiva estrutural | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BAPTAGLIN.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.