Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4751
Type: Artigo Cientifico
Title: Metodologias de ensino na educação química: aprendizagens a partir da experiência de aula mediada e da teoria da modificabilidade cognitiva estrutural
Author: Baptaglin, Jéssica Scherer
First advisor: Peres, Gisele Louro
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Machado Junior, Martinho
Resume: As metodologias de ensino são indispensáveis para o processo de ensino e de aprendizagem na Educação Química para promover a formação de um cidadão autônomo, crítico e reflexivo na sociedade. O desenvolvimento desta pesquisa teve por objetivo analisar a potencialidade de uma intervenção didático-pedagógica, a partir da Experiência de Aula Mediada (EAM) na Educação Superior, na perspectiva de desenvolver a aprendizagem significativa dos acadêmicos sobre os conceitos pertinentes à Eletroquímica. A abordagem metodológica da pesquisa apresenta um caráter qualitativo, e baseou-se na análise exploratória. A pesquisa desenvolveu-se em cinco encontros, e fundamentou-se nas etapas pertinentes da experiência de aula mediada: discussão introdutória, trabalho independente dos grupos, discussão e desenvolvimento do insight e conclusão da aula. Esta metodologia de ensino baseia-se na mediação, em que o professor atua intencionalmente entre o conhecimento e o estudante. Denotou-se que a partir do conhecimento prévio dos estudantes, que desenvolveram a reflexão e o posicionamento crítico durante a realização das atividades. Na construção e desenvolvimento das histórias em quadrinhos, os grupos utilizaram diferentes métodos de solução do cálculo do potencial das pilhas comerciais, demonstrando a potencialidade das metodologias de ensino no desenvolvimento da aprendizagem significativa.
Keywords: Ensino e aprendizagem
Ensino superior
Eletroquímica
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Realeza
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4751
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BAPTAGLIN.pdf1,24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.