Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4754
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cacciamani, Jackson Luís Martins-
dc.creatorZuse, Vinícius José de Almeida-
dc.date2015-12-10-
dc.date.accessioned2021-12-09T19:19:06Z-
dc.date.available2021-12-09T19:19:06Z-
dc.date.issued2015-12-10-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4754-
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Licenciatura em Química da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza (PR) teve por intenção compreender a potencialidade das histórias em quadrinhos (HQ) da “Turma da Mônica” a respeito do consumo de água numa perspectiva de inserirmos esse instrumento no ensino de Química. Os caminhos metodológicos propostos foram ancorados na investigação documental, tendo como base as referidas HQ e como proposta metodológica de análise a Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2007). No processo de análise emergiram categorias, tais como: (1) Poluição da água; (2) Desperdício de água; (3) Saneamento Básico. Essas três categorias denominadas finais foram discutidas ao longo do trabalho, visto que assim conseguiríamos dialogar com os autores que sustentam nossos argumentos. Assim exploramos a proposta de trabalharmos com as HQ na sala de aula de Química, utilizando da temática consumo de água, bem como poderia ser outros tantos, no sentido de explorarmos outras formas de linguagem nos processos de ensinar e de aprender Química. Sendo assim, as aprendizagens construídas coletivamente ao longo desse processo, contribuem no sentido de argumentarmos acerca da potencialidade de discutirmos e problematizarmos sobre a inserção de novas metodologias na sala de aula de Química, com temáticas do cotidiano dos alunos. Reiteramos o argumento de que todos os conteúdos conceituais trabalhados tanto na sala de aula de Química, quando nas demais áreas do conhecimento, precisam produzir sentidos para os envolvidos no processo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2021-09-28T18:37:23Z No. of bitstreams: 1 ZUSE.pdf: 1090768 bytes, checksum: 4971b7f4f1d9371447d9c5559bf0b300 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-12-09T19:19:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ZUSE.pdf: 1090768 bytes, checksum: 4971b7f4f1d9371447d9c5559bf0b300 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-09T19:19:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ZUSE.pdf: 1090768 bytes, checksum: 4971b7f4f1d9371447d9c5559bf0b300 (MD5) Previous issue date: 2015-12-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.titleA potencialidade das histórias em quadrinhos na educação químicapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ZUSE.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.