Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4754
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Cacciamani, Jackson Luís Martins | - |
dc.creator | Zuse, Vinícius José de Almeida | - |
dc.date | 2015-12-10 | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-09T19:19:06Z | - |
dc.date.available | 2021-12-09T19:19:06Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-10 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4754 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho de pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Licenciatura em Química da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza (PR) teve por intenção compreender a potencialidade das histórias em quadrinhos (HQ) da “Turma da Mônica” a respeito do consumo de água numa perspectiva de inserirmos esse instrumento no ensino de Química. Os caminhos metodológicos propostos foram ancorados na investigação documental, tendo como base as referidas HQ e como proposta metodológica de análise a Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2007). No processo de análise emergiram categorias, tais como: (1) Poluição da água; (2) Desperdício de água; (3) Saneamento Básico. Essas três categorias denominadas finais foram discutidas ao longo do trabalho, visto que assim conseguiríamos dialogar com os autores que sustentam nossos argumentos. Assim exploramos a proposta de trabalharmos com as HQ na sala de aula de Química, utilizando da temática consumo de água, bem como poderia ser outros tantos, no sentido de explorarmos outras formas de linguagem nos processos de ensinar e de aprender Química. Sendo assim, as aprendizagens construídas coletivamente ao longo desse processo, contribuem no sentido de argumentarmos acerca da potencialidade de discutirmos e problematizarmos sobre a inserção de novas metodologias na sala de aula de Química, com temáticas do cotidiano dos alunos. Reiteramos o argumento de que todos os conteúdos conceituais trabalhados tanto na sala de aula de Química, quando nas demais áreas do conhecimento, precisam produzir sentidos para os envolvidos no processo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2021-09-28T18:37:23Z No. of bitstreams: 1 ZUSE.pdf: 1090768 bytes, checksum: 4971b7f4f1d9371447d9c5559bf0b300 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-12-09T19:19:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ZUSE.pdf: 1090768 bytes, checksum: 4971b7f4f1d9371447d9c5559bf0b300 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-12-09T19:19:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ZUSE.pdf: 1090768 bytes, checksum: 4971b7f4f1d9371447d9c5559bf0b300 (MD5) Previous issue date: 2015-12-10 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Realeza | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | História em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.title | A potencialidade das histórias em quadrinhos na educação química | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ZUSE.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.