Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4754
Type: Monografia
Title: A potencialidade das histórias em quadrinhos na educação química
Author: Zuse, Vinícius José de Almeida
First advisor: Cacciamani, Jackson Luís Martins
Resume: O presente trabalho de pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Licenciatura em Química da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza (PR) teve por intenção compreender a potencialidade das histórias em quadrinhos (HQ) da “Turma da Mônica” a respeito do consumo de água numa perspectiva de inserirmos esse instrumento no ensino de Química. Os caminhos metodológicos propostos foram ancorados na investigação documental, tendo como base as referidas HQ e como proposta metodológica de análise a Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2007). No processo de análise emergiram categorias, tais como: (1) Poluição da água; (2) Desperdício de água; (3) Saneamento Básico. Essas três categorias denominadas finais foram discutidas ao longo do trabalho, visto que assim conseguiríamos dialogar com os autores que sustentam nossos argumentos. Assim exploramos a proposta de trabalharmos com as HQ na sala de aula de Química, utilizando da temática consumo de água, bem como poderia ser outros tantos, no sentido de explorarmos outras formas de linguagem nos processos de ensinar e de aprender Química. Sendo assim, as aprendizagens construídas coletivamente ao longo desse processo, contribuem no sentido de argumentarmos acerca da potencialidade de discutirmos e problematizarmos sobre a inserção de novas metodologias na sala de aula de Química, com temáticas do cotidiano dos alunos. Reiteramos o argumento de que todos os conteúdos conceituais trabalhados tanto na sala de aula de Química, quando nas demais áreas do conhecimento, precisam produzir sentidos para os envolvidos no processo.
Keywords: Didática
História em quadrinhos
Química
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Realeza
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4754
Issue Date: 10-Dec-2015
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ZUSE.pdf1,07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.