Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4759
Type: Monografia
Title: A educação ambiental e a educação química: potencialidades no processo de interação entre a escola e a universidade por meios dos estágios curriculares supervisionados
Author: Nava, Karine Guedes
First advisor: Cacciamani, Jackson Luís Martins
Resume: No presente Trabalho de Conclusão de Curso de Química - Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza, buscamos compreender as contribuições da temática horta escolar na Educação Ambiental, na apropriação de conhecimentos científicos na Educação Química, numa perspectiva histórica e de análise documental na revista Química Nova na Escola (QNEsc). O processo de pesquisa se organizou em quatro etapas: [1] pesquisa documental e bibliográfica na Revista Química Nova na Escola (QNEsc) em todas as edições da revista, desde o ano de 1995 até 2018, com as seguintes palavras-chave de pesquisa: (a) a horta escolar/comunitária, (b) a Educação Ambiental e (c) a Educação Química; resultando em 54 artigos, que geraram dados qualitativos aproximando alguns elementos da análise de discurso e da análise de conteúdo, [2] análise das informações discursivas por meio de Análise Textual Discursiva (ATD proposta por Moraes e Galiazzi (2007), emergindo oito categorias, sendo as seguintes: Ensino Contextualizado, Conceitos Químicos, Meio Ambiente e/ou Educação Ambiental, Experimentação e/ou Atividades Experimentais, Jogos Didáticos e Materiais Alternativos, Formação de Professores, Alfabetização e Letramento Científico e, Abordagem CTS. [3] organização das categorias de análise, por agrupamento e afinidade entre as categorias, emergindo novas três categorias: (a) Alfabetização Científica na formação de professores: construindo novas paisagens de vida e de conhecimento; (b) Procurando a Educação Química e Ciências fora da sala de aula: repensando nosso olhar sobre as relações entre sociedade e natureza; e (c) Trabalhando em equipe: a transversalidade no processo de ensinar e aprender e [4] construção e escritura dos metatextos, no qual optamos e argumentamos em favor da construção do metatexto da categoria (a), ou seja, Alfabetização Científica na formação de professores: construindo novas paisagens de vida e de conhecimento, pois compreendemos nesse processo de pesquisa que a Alfabetização Científica é essencial no processo de apropriação da Educação Ambiental e, principalmente, na Educação Química, que ocorre tanto no espaço da escola, da universidade e da comunidade.
Abstract: In the present work of Completion of Chemistry Course - Degree of the Federal University of Fronteira Sul, Campus Realeza, we seek to understand the contributions of the school garden theme in Environmental Education, in the appropriation of scientific knowledge in Chemical Education, in a historical perspective and documentary analysis in New Chemistry magazine at School (QNEsc). The research process was organized in four stages: [1] documentary and bibliographical research in the Química Nova na Escola Journal (QNEsc) in all editions of the magazine, from 1995 to 2018, with the following search keywords: (a) the school / community garden, (b) environmental education and (c) chemical education; resulting in 54 articles, which generated qualitative data bringing together some elements of discourse analysis and content analysis [2] discursive information analysis through Discursive Textual Analysis (ATD proposed by Moraes and Galiazzi (2007), where eight categories emerged, The following are: Contextualized Teaching, Chemical Concepts, Environment and / or Environmental Education, Experimentation and / or Experimental Activities, Teaching Games and Alternative Materials, Teacher Training, Literacy and Scientific Literacy, and CTS Approach. [3] of analysis, by grouping and affinity between categories, emerging three new categories: (a) Scientific Literacy in teacher education: building new landscapes of life and knowledge, (b) Looking for Chemical Education and Science outside the classroom: rethinking our view of the relationship between society and nature, and (c) Working as a team: transversality in the process of teaching and learning and [4] metatext construction and writing, in which we choose and argue in favor of the construction of the metatext of category (a), ie, Scientific Literacy in teacher education: building new landscapes of life and We understand in this research process that Scientific Literacy is essential in the process of appropriation of Environmental Education and, especially, in Chemical Education, which occurs both in the space of school, university and community.
Keywords: Educação ambiental
Alfabetização
Química
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Realeza
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4759
Issue Date: 30-Nov-2019
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NAVA.pdf8,71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.