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Tipo: Artigo Cientifico
Título: Jogos digitais para o ensino da biologia evolutiva
Título(s) alternativo(s): Digital games for teaching evolutionary biology
Autor(es): Machado, Neiva Liane
Primeiro Orientador: Freddo, Ademir Roberto
Resumo: O processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Biologia deve ser realizado de forma articulada e inseparável das demais ciências e, principalmente, ser trabalhado de forma contextualizada com a realidade do aluno e de suas necessidades de aprendizagem. Nesse contexto, os jogos digitais podem potencializar a construção do ensino e aprendizagem, pois consistem em adotar elementos dos games para motivar e auxiliar os alunos e professores na resolução de problemas, promovendo a mediação de conteúdo. Diante disso, essa pesquisa tem a seguinte problemática: Qual a contribuição dos jogos digitais na educação para o ensino da biologia evolutiva? Investigou-se as concepções acerca dos conteúdos da biologia evolutiva dos alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Doze de Novembro, no município de Realeza - PR, utilizando os jogos digitais, a partir da plataforma Kahoot!. As atividades foram desenvolvidas a partir de uma pesquisa de natureza qualitativa relacionada a utilização de jogos digitais, e com base em estudos bibliográficos sobre a problemática em ensinar biologia evolutiva. Sobre a parte empírica, através de questionários e do teste do quiquadrado, verificou-se o conhecimento dos alunos sobre o conteúdo de evolução antes e após a aplicação dos jogos. Pode-se considerar o jogo Kahoot! como um facilitador no ensino da evolução, uma vez que a proporção de respostas corretas aumentou depois que os estudantes utilizaram o jogo. Além disso, a atividade de jogar criou uma interação e uma atmosfera descontraída que pode ter contribuído para uma melhor compreensão do assunto.
Abstract/Resumen: The process of teaching and learning the contents of Biology must be carried out in an articulated and inseparable way of the other sciences and, mainly, be worked in a contextualized way with the reality of the student and their learning needs. In this context, digital games can enhance the construction of teaching and learning, since they consist of adopting elements of games to motivate and assist students and teachers in solving problems, promoting content mediation. Therefore, this research has the following problematic: What is the contribution of digital games in education for the teaching of evolutionary biology? We investigated the conceptions about the evolutionary biology contents of 3rd year high school students of the Doze de Novembro State College, in the municipality of Realeza - PR, using digital games, from the Kahoot! Platform. The activities were developed from a research of a qualitative nature related to the use of digital games, and based on bibliographic studies on the problem of teaching evolutionary biology. On the empirical side, through questionnaires and the chi-square test, the students' knowledge about the evolution content before and after the application of the games was verified. You can consider the game Kahoot! as a facilitator in teaching evolution, since the proportion of correct answers increased after students used the game. In addition, the play activity has created an interaction and relaxed atmosphere that may have contributed to a better understanding of the subject.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Jogos educativos
Métodos de ensino
Evolução
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4778
Data do documento: 21-Nov-2018
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

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