Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4786
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Fernanda Oliveira-
dc.creatorMachado, Cláudia da Motta-
dc.date2018-12-12-
dc.date.accessioned2021-12-10T16:52:03Z-
dc.date.available2021-12-10T16:52:03Z-
dc.date.issued2018-12-12-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4786-
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa procura compreender as atividades experimentais e sua inserção na Educação Química no Ensino Médio. As atividades experimentais têm sido bastante discutidas entre os pesquisadores da área de educação, analisando as finalidades e como esta proposta epistemológica e metodológica podem influenciar os alunos no aprendizado em sala de aula, tanto intelectual, quanto no sentido de aguçar a sua curiosidade para melhorar seu desempenho. Pensando nisso, buscamos desenvolver uma proposta experimental para, posteriormente, poder ser aplicado em sala de aula, com foco o estudo do equilíbrio químico, em que os fenômenos naturais e os processos tecnológicos são analisados sob a perspectiva das relações entre matéria e energia, nas competências específicas 1 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) especialmente no Ensino Médio. Além desses, conteúdos podem surgir outros no decorrer da atividade, sendo aproveitados para trabalhar de forma mais uniforme, e com isso visamos facilitar a compreensão e auxiliar no desenvolvimento, e a relação com o cotidiano dos alunos. Nesta experimentação conseguimos abordar o deslocamento de equilíbrio químico frente a diferentes adições de íon hidroxila e íon hidrônio em extrato de repolho roxo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2021-09-30T19:31:26Z No. of bitstreams: 1 MACHADO.pdf: 1115109 bytes, checksum: b48b7a8705669ee93a03db566c74e055 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-12-10T16:52:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MACHADO.pdf: 1115109 bytes, checksum: b48b7a8705669ee93a03db566c74e055 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-10T16:52:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MACHADO.pdf: 1115109 bytes, checksum: b48b7a8705669ee93a03db566c74e055 (MD5) Previous issue date: 2018-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectExperimentos científicospt_BR
dc.subjectEquilíbrio químicopt_BR
dc.titleEquilíbrio químico: a experimentação na educação químicapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MACHADO.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.