Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4790
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fioresi, Claudia Almeida-
dc.creatorGomes, Jean Francisco Oliveira-
dc.date2018-12-13-
dc.date.accessioned2021-12-10T17:20:49Z-
dc.date.available2021-12-10T17:20:49Z-
dc.date.issued2018-12-13-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4790-
dc.description.resumoO Presente trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi fruto de uma vida inteira lendo e vivendo dois tipos de quadrinhos, oriental e Ocidental que ajudaram a construir toda minha personalidade. A ciência está presente nos quadrinhos por mais que às vezes ela permaneça oculta nas entrelinhas das histórias. Nesta perspectiva, o objetivo principal deste trabalho foi discutir a relação entre os personagens de Quadrinhos já conhecidos com aspectos da ciência e desta forma potencializar a entrada desta linguagem em sala de aula. Para tanto, abordamos a historicidade dos quadrinhos ocidentais e orientais com momentos de altos e baixos, sobre as diversas características de alguns personagens, elementos sobre Histórias e Quadrinho no Ensino e de como esta linguagem ganhou espaço enquanto campo de investigação ao longo dos tempos. Os resultados da inserção desta relação na sala de aula de Química, evidenciaram alguns indícios de que os estudantes se apropriaram de certos conceitos, relacionando em suas histórias aspectos sobre Ciência utilizando alguns personagens dos Quadrinhos. Esta mediação foi realizada durante o Estágio Curricular Supervisionado II (ECS), no qual os alunos construíram narrativas tentando entrelaçar conteúdos estudados e personagens citados durante todo o processo. Houveram as mais variadas histórias as quais analisamos qualitativamente, embasados na Análise textual discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2007). Como toda mediação em sala de aula, enfrentamos algumas limitações, porém a pesquisa nos revelou grande potencialidade da utilização da linguagem dos quadrinhos em sala de aula.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2021-09-30T18:48:30Z No. of bitstreams: 1 GOMES.pdf: 3380370 bytes, checksum: 945dd18d230c8121c14c77bbe240ff57 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-12-10T17:20:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GOMES.pdf: 3380370 bytes, checksum: 945dd18d230c8121c14c77bbe240ff57 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-10T17:20:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GOMES.pdf: 3380370 bytes, checksum: 945dd18d230c8121c14c77bbe240ff57 (MD5) Previous issue date: 2018-12-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleRelações entre personagens dos quadrinhos e a ciência: um estudo com estudantes do ensino médiopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GOMES.pdf3,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.